Cultura on-line: Secult anuncia edital para artistas alagoanos durante o isolamento

Publicado em 06/04/2020, às 11h30
Foto: Divulgação / Secult -

Agência Alagoas

O Governo de Alagoas trabalha no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e nas formas de minorar os impactos da doença nos diversos setores da economia alagoana. E o segmento cultural é um deles: a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) lançará o edital “Festival Dendi de Casa Tem Cultura”, que vai selecionar conteúdos digitais de artistas alagoanos que atuam nas áreas de artes cênicas, música e literatura. A novidade foi anunciada durante uma live, nesta sexta-feira (3), no Instagram da secretária de Cultura, Mellina Freitas, junto ao Superintendente de Apoio à Produção Cultura, Paulo Poeta. A previsão é de que mais de 300 artistas sejam selecionados no novo certame do Governo de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

O edital já tramita na Procuradoria Geral do Estado. A expectativa é de que, nos próximos dias, seja lançado o cronograma de inscrições on-line e o resultado. Com investimento em torno de R$ 300 mil, o certame funcionará com inscrições online, visto a necessidade de as pessoas se preservarem em casa. Ao final, a Secult irá organizar a programação das apresentações on-line, e irá divulgar nas redes sociais oficiais da Secretaria.

Os shows devem ser feitos em "Live" nos perfis dos contemplados. "O certame pretende contemplar a classe artística alagoana de maneira democrática. Uma ação inovadora, promovendo e divulgando o artista, e disseminando nossa cultura", afirmou a secretária Mellina Freitas. “Lembramos que essa iniciativa é de caráter emergencial. Assim como todo o mundo, nós não esperávamos ter que lidar com essa pandemia. Nós tínhamos um planejamento que foi interrompido por causa das circunstâncias, mas não podíamos ficar parados, visto que a cultura, além de um papel social, também exerce um papel econômico, já que representamos 7% do valor do PIB”, disse.

O edital prevê contemplar grupos de artes cênicas – performance solo, duo ou grupo –, artes cênicas infantil, bandas e shows, também infantis, música instrumental – solo, duo ou trio –, voz e violão e literatura.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas