Cunha só será notificado sobre processo no Conselho de Ética na segunda-feira

Publicado em 03/03/2016, às 17h32
-

Redação

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), só será notificado na próxima segunda-feira, 7, do prosseguimento do processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. A partir da notificação será contado o prazo de 10 dias úteis para apresentação de sua defesa.

Hoje foi feita uma tentativa de notificação, mas o servidor da Câmara foi informado de que o peemedebista estava em reunião e que não poderia receber o documento. Como amanhã, 04, Cunha estará fora de Brasília, a notificação foi remarcada.

Essa foi a primeira das três tentativas feitas pelo colegiado para informá-lo do andamento do processo disciplinar. Caso não receba a notificação, Cunha será informado via Diário Oficial.

Mudança no relatório

Após meses de idas e vindas, o colegiado conseguiu aprovar na madrugada de quarta-feira, 2, o relatório do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) que pedia a continuidade da ação. A aprovação só foi possível após alteração no parecer de Rogério. A pedido do deputado Paulo Azi (DEM-BA), que poderia mudar sua posição e votar a favor de Cunha, o relator aceitou retirar o trecho do relatório que citava a possibilidade de perda de mandato por recebimento de vantagens indevidas e manteve apenas a menção à omissão de informações relevantes aos parlamentares da CPI da Petrobras quando o peemedebista negou que tivesse contas no exterior. 

No entendimento dos aliados de Cunha, a mudança abre espaço futuramente para uma punição mais branda ao peemedebista. Já a ala contrária a Cunha diz que, ao se tornar réu na Lava Jato, o presidente da Câmara corre o risco efetivo de enfrentar um processo de cassação no plenário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas