Cúpula da OMS chega hoje ao País e vai ao Recife

Publicado em 23/02/2016, às 09h41
-

Redação

A cúpula da Organização Mundial da Saúde (OMS) desembarca nesta terça-feira, 23, no Brasil para avaliar uma ajuda ao governo no combate ao vírus zika. A chefe da entidade, Margaret Chan, e o diretor de Operações para Surtos, Bruce Aylward, terão encontros com Dilma Rousseff e ainda viajarão para Pernambuco para examinar a situação. A missão será acompanhada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Missões similares da cúpula da entidade aconteceram apenas no Oeste da África, durante o surto de ebola. Agora, a OMS quer entender o que o Brasil tem feito no combate ao Aedes. Mas também vai tentar estabelecer uma cooperação para preencher as lacunas da operação no Brasil.

Técnicos que acompanharão a viagem disseram ao Estado que a ideia é saber as necessidades do Brasil e, então, pedir à comunidade internacional de doadores uma ajuda especial para financiar os projetos no País.

Chan já esteve no Brasil em novembro para uma conferência e, naquele momento, o governo chegou a alertá-la sobre a proliferação de casos de microcefalia. Mas ela optou por esperar até fevereiro para convocar os especialistas e decretar emergência internacional.

Na semana passada, a OMS indicou que precisaria de US$ 56 milhões até junho para financiar um estratégia de combate ao vírus. O Brasil estaria no centro desse plano. 

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados