Curioso peixe 'chifrudo e dentuço' é encontrado decapitado no Litoral de SP

Publicado em 07/03/2022, às 11h53
Reprodução -

Aventuras na História/UOL

Um curioso peixe chamou atenção dos banhistas que visitavam a Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo, 7; com dentes grandes e um único chifre, longo e pontudo, o animal foi encontrado morto, já na areia, sem o resto de seu corpo. Quem encontrou a cabeça bizarra foi a professora Hyasmin Pareja, 34, que compartilhou imagens do animal em suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada local da TV Globo, o animal já estava em processo de decomposição e rodeado de moscas, mas despertou a curiosidade da educadora – bem diferente de sua filha de sete anos, que morrendo de medo, não quis sequer se aproximar da cabeça decapitada.

Com o auxílio do biólogo marinho Eric Comin, o portal G1 divulgou que trata-se de um peixe-porco (Balistes capriscus), conhecido não apenas pelo espinho dorsal, que se sobressai em situações de risco, como pelas grandes nadadeiras dorsal e anal. Além disso, eles vivem solitários e se alimentam de zooplâncton e algas.

O fato de estar com a cabeça destacada pôde apontar para uma conclusão simples; nas regiões ao redor, ele é chamado de "porquinho" e frito em porções de quiosques e restaurantes, sendo de consumo comum no litoral paulista e, consequentemente, teria tido seu filé retirado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta novo estudo Quer criar reencontro com mortos? Saiba como funciona o app O que é Maria Louca, a bebida clandestina que ganhou destaque em 'Tremembé' Testes de brasileiros superdotados serão realizados em Alagoas e outros 13 estados