Curso técnico cresce como opção de aperfeiçoamento e ingresso no mercado de trabalho

Publicado em 06/04/2018, às 16h50

Redação

Pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) mostra que 49% das organizações brasileiras têm vagas, mas não encontram profissionais qualificados. Nesse cenário, se destaca o avanço dos cursos técnicos, que têm se mostrado como o caminho mais curto entre o trabalhador e o mercado de trabalho.  

LEIA TAMBÉM

Para Carlos Gomes, diretor do Grau Técnico, centro de ensino técnico de excelência, que chegou este mês a Maceió, a educação profissional técnica de nível médio é o principal degrau da educação para quem busca o ingresso ou aperfeiçoamento profissional e até mesmo pessoal.

O Grau Técnico, Centro de Ensino Técnico vem se tornando uma referência na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, já está à disposição para os estudantes que querem se capacitar e se inserir no mercado de trabalho.

Presente em todas regiões do Brasil, com mais de 30 unidades, a rede Grau Técnico tem grande força no Nordeste. O diretor do curso ainda explicou o motivo que levou a escola a se instalar em Alagoas.

"Como não havia nenhuma unidade em Maceió e em regiões próximas de Alagoas, nós fizemos um estudo na região, sobre demandas e da necessidade de uma formação técnica no Estado. Como há uma grande força na capital alagoana, o Grau Técnico resolveu se instalar justamente em conjunto com as escolas que já existem aqui, para trazer a formação sobretudo de qualidade", afirma Carlos Gomes.

Com estrutura de altíssimo nível, laboratórios muito bem equipados, e salas com projetores de alta resolução, o Grau Técnico procura trazer o melhor da educação para o curso de ensino técnico no Estado.

REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Não à toa, o Ministério da Educação incluiu, em sua Base Nacional Comum Curricular do ensino médio (BNCC), entregue esta semana, possibilita aos alunos optar por uma formação técnico-profissionalizante. 

"Com a reforma do ensino médio, ela vem a fortalecer a educação profissional na educação do jovem. Quando você olha para o ensino médio, com a mudança, o estudante pode optar entre cinco cursos, e um deles é o ensino técnico", reforçou Gomes.

Unidade Grau Técnico Maceió.

Segundo estudos, Brasil tem cerca de 12% de população potencial para o nível de educação de pessoas que se interessam pelo curso. Na Argentina, chega a 22%, e no Chile, 50%. Já na Europa há um índice muito maior. Pensando nisso, o país vem com uma crescente na demanda para atingir percentual maiores como os países sul-americanos e europeus.

A escola Grau Técnico fica na Avenida Tomás Espíndola, 844, próximo a Praça Centenário, no Farol. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda