Cursos do Senai em parceria com a Usina Coruripe empoderam mulheres

Publicado em 01/09/2021, às 14h34
Divulgação -

Assessoria

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Usina Coruripe está provocando mudanças no campo em Alagoas e fortalecendo o empoderamento feminino. Vinte e oito mulheres acabam de concluir os cursos de Tratorista e de Operadora de Colheitadeira, na Unidade Integrada Sesi Senai de Arapiraca, e estão aptas para atuar no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM

Agora, nos campos da usina, máquinas grandes e pesadas respondem docilmente aos comandos de mãos delicadas em meio ao verde dos canaviais. Além de mudar paradigmas, os cursos do Senai acompanham a tendência da indústria 4.0, que se caracteriza pela modernização dos processos.

Com a iniciativa, a unidade sucroalcooleira também utiliza seu capital humano como principal ativo, por meio da inclusão. “O curso foi uma transformação social em minha vida, pois, contribuiu com a minha motivação e mostrou que a classe feminina tem um potencial para executar todas as atividades da empresa”, disse Juliana Alves Mendonça, uma das mais novas operadoras de colheitadeira de cana do mercado. Para Jeanine Santos, o curso representou uma oportunidade. “É muito gratificante ter participado da capacitação, pois, as mulheres reconheceram sua capacidade e tiveram oportunidade de atuar no mercado de trabalho”, destacou.

A gerente da Unidade Sesi Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros, afirma que o Senai contribui com a nova realidade do mercado de trabalho. “A indústria aposta na diversidade, na inclusão das pessoas independentemente da cor, do gênero e de outros fatores, conseguindo grandes resultados. Para nós, é uma grande satisfação proporcionar transformações como esta”, ressaltou.

Inclusão - A capacitação realizada pela Usina Coruripe, em parceria com o Senai, contribuiu com as práticas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visam que as empresas realizem suas atividades promovendo a equidade e empoderamento da classe feminina no mercado de trabalho, assim como o crescimento econômico associado à sustentabilidade social.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda