Daqui pro Mundo é lançado com 150 vagas para intercâmbio na Inglaterra e bolsa de R$ 3,6 mil

Publicado em 16/01/2026, às 17h18
Intercâmbio será o terceiro feito pelo Governo de Alagoas - Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Agência Alagoas

Ler resumo da notícia

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) publicou, nesta sexta-feira (16), na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital da 3ª edição do programa de intercâmbio Daqui pro Mundo. Em 2026, o destino escolhido mais uma vez é a Inglaterra, onde 150 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual viverão uma imersão cultural e linguística de quatro semanas.

LEIA TAMBÉM

O programa é um dos pilares da gestão estadual para o fortalecimento do bilinguismo e do protagonismo juvenil. Além de custear passagens, hospedagem e documentação (visto e passaporte), o Governo de Alagoas garantirá a cada selecionado uma bolsa estudantil no valor total de R$ 3.600,00, paga em quatro parcelas semanais para custear despesas pessoais no exterior.

Inscrição e seleção por meritocracia

As inscrições estarão abertas de 21 a 31 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site selecao.educacao.al.gov.br. Para concorrer, o estudante deve ter no mínimo 16 anos, frequência escolar superior a 80% e média mínima 8,0 em Português, Matemática e Inglês.

A seleção será rigorosa e dividida em duas etapas: análise documental e uma prova de proficiência em Língua Inglesa, agendada para o dia 22 de fevereiro. O exame contará com 40 questões objetivas, exigindo um acerto mínimo de 70% para classificação.

Os estudantes com deficiência ou necessidades específicas podem participar, devendo apresentar relatório médico no ato da inscrição para que a Seduc providencie o apoio necessário.

Os alunos que já participaram de edições anteriores do Daqui pro Mundo não podem concorrer novamente, abrindo espaço para novos talentos da rede.

Segurança e monitoria especializada

Diferente de intercâmbios convencionais, os alunos do Daqui pro Mundo não viajam sozinhos. Os 150 selecionados serão subdivididos em 8 grupos, espalhados por diferentes cidades inglesas, e cada grupo terá o acompanhamento presencial de um professor monitor da rede estadual, garantindo suporte pedagógico e segurança durante toda a estadia.

As vagas foram distribuídas proporcionalmente entre as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), garantindo que estudantes de todas as regiões de Alagoas, do Sertão ao Litoral, tenham chances iguais de participar.

Conteúdo da prova

O edital detalha que a avaliação focará em habilidades práticas de comunicação (níveis A1 e A2). Os candidatos devem revisar, gramática, Verbo To Be, presente e passado simples, pronomes e adjetivos; vocabulário, como rotina, profissões, meios de transporte, vestimentas e saúde; além de habilidades, como a capacidade de fazer pedidos em restaurantes e compreender informações em aeroportos e hotéis.

Cronograma 2026

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com sonho de cursar Medicina, alagoana tira nota mil na redação do Enem e comemora com os pais Entenda como funciona o cálculo da média ponderada do Enem 2025 Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet; saiba como conferir Projeto Capacita oferece mais de 1300 vagas em cursos gratuitos, em Maceió