Datafolha: para 45% dos deputados, Eduardo Cunha deve renunciar

Publicado em 30/10/2015, às 09h51
-

Redação

Datafolha: para 45% dos deputados, Eduardo Cunha deve renunciar (Crédito: Reprodução internet)

Uma pesquisa do Datafolha feita com 324 deputados (63% do total da Câmara) mostra que 45% deles defendem a renúncia do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Um quarto dos entrevistados disse que ele deve continuar no cargo e 30% não se posicionaram.

Por outro lado, mais da metade evita falar sobre a possibilidade de ter que votar pela cassação do político. Outros 35% disseram que votariam pela saída do peemedebista e 13% afirmaram que votariam contra.

Enquanto isso, Cunha descarta reiteradamente a chance de renunciar ao cargo. Ele é investigado por suspeita de envolvimento no escândalo de propina em contratos da Petrobras. Recentemente, a Justiça da Suíça comunicou autoridades brasileiras sobre a existência de contas bancárias não declaradas que o parlamentar e familiares possuíam naquele país.

Um processo aberto no Conselho de Ética da Câmara deverá decidir o futuro político de Cunha. Isso porque ele prestou depoimento à CPI da Petrobras, em março, e negou possuir contas no exterior. Agora, se comprovado que o peemedebista mentiu para os colegas, ele poderá ter o mandato cassado.

Essa derrota significaria para Cunha perder o foro privilegiado — hoje, ele só pode ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Sem esse benefício, ele correria o risco de ser preso por ordem de qualquer juiz.

O Datafolha afirmou que procurou todos os deputados, mas que 37% deles não quiseram participar da pesquisa. As entrevistas foram feitas entre 19 e 28 de outubro.



Fonte: R7


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasil não assina comunicado sobre Venezuela liderado pela Argentina Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas Perícia da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia o mais breve possível para tratar hérnia Projeto propõe doação de sangue ou medula como alternativa a multa por infração leve de trânsito