Datafolha: reprovação do governo Temer dispara, aponta pesquisa

Publicado em 11/12/2016, às 13h10

Redação

Segundo pesquisa, 51% dos brasileiros consideram gestão do presidente ruim ou péssima, ante 31% em julho. Já 63% da população quer a renúncia do peemedebista ainda neste ano para a realização de eleições diretas. Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo (11), no jornal Folha de S. Paulo, apontou que a popularidade do presidente Michel Temer despencou desde julho. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima, ante 31% em julho.

LEIA TAMBÉM

Os que veem o governo de Temer como regular caiu de 42% - durante a interinidade do peemedebista - para 34% na pesquisa atual. O levantamento foi feito entre 7 e 8 de dezembro, antes de virem à tona novos detalhes da delação premiada da Odebrecht com menções a Temer.

O levantamento mostrou, ainda, que a maioria da população brasileira (63%) é a favor da renúncia de Temer ainda neste ano para que sejam realizadas eleições diretas. Os dados mostram ainda que 27% dos entrevistados afirmaram ser contra a saída do peemedebista para esse fim, 6% se declararam indiferentes e 3% não souberam responder.

Para que a população vá às urnas para votar em um novo presidente, seria necessário que Temer deixasse o cargo até 31 de dezembro. Se o peemedebista não deixar a presidência até o final deste ano, a eleição para os cargos de presidente e vice será feita indiretamente pelo Congresso, 30 dias depois.

A parcela da população que queria uma nova eleição direta em julho é a mesma que a atual. Na época, uma pesquisa apontou que 62% defendiam a renúncia de Dilma e Temer para que se realizasse um novo pleito direto; 30% foram contra; 4% não sabiam e 4% se declararam indiferentes.

Cai a confiança na economia

A confiança da população na economia também caiu. Para 66%, a inflação vai aumentar; 19% apostam que ficará como está e 11% preveem a queda do índice. Já o aumento do desemprego é esperado por 67%. Outros 16% disseram que diminuirá e 14% acham que ficará estável.

Em relação ao poder de compra, 59% dizem que vai diminuir; 20% que não se alterará, e 15% que aumentará. Para 65%, a situação econômica brasileira piorou nos últimos meses, e se manteve como estava para 25%. Já 9% afirmaram que houve melhora.

Quanto à situação pessoal do entrevistado, a percepção de piora recente corresponde a 50% dos brasileiros. Para 38%, ficou como estava e 10% disseram que melhorou.

No futuro próximo, 41% acreditam que a economia se deteriorará; 27%, que não se alterará e 28% apostam em melhora. Do ponto de vista pessoal, 27% aguardam pioras na própria situação econômica; 37%, melhoras; e 32% apostam em estabilidade.

O Índice Datafolha de Confiança caiu 98 pontos, em julho, para 87 - mesmo patamar registrado em fevereiro.

Para 40%, a gestão Temer é pior que de Dilma

Os números da pesquisa apontaram, ainda, que para 40% da população a gestão Temer é pior do que a de Dilma Rousseff. Para 34% é igual, e 21% a consideram melhor. Em abril, um mês antes da petista ser afastada no início do processo de impeachment, Dilma registrou reprovação de 63%.

O índice de ótimo/bom de Temer caiu de 14% em julho para os atuais 10%. Não souberam avaliar o governo 5% dos entrevistados.

Segundo o Datafolha, a população brasileira considera o presidente falso (65%), muito inteligente (63%) e defensor dos mais ricos (75%). Metade dos brasileiros vê Temer como autoritário, e 58% como desonesto. De zero a dez, a nota média dada ao desempenho do governo Temer é 3,6.

O Datafolha ouviu 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova novo percentual mínimo de cacau para chocolate Síndrome causada por diabetes faz jovem de 18 anos ter aparência de criança Tenente-coronel humilhava e chamava esposa morta de ‘burra’, dizem mensagens: 'lugar de mulher é em casa, cuidando do marido’ Governo vai intensificar fiscalização de fretes após alta dos combustíveis, diz Renan Filho