☰
✕

Declaração de pastor compara Trump e Papa e diz quem entende mais da Bíblia

Publicado em 11/05/2026, às 11h12
- Fox News e DiaEsportivo / Folhapress

Extra Online

As tensões entre Donald Trump e o Papa Leão XIV ganharam um novo capítulo na última sexta-feira (8/5). Porém, desta vez, nenhum dos dois esteve envolvido.

LEIA TAMBÉM

Um dos apoiadores evangélicos mais leais e antigos de Trump disse acreditar que, em termos de Bíblia, o presidente dos EUA está à frente do chefe da Igreja Católica.

"Parece que o presidente Trump tem uma compreensão melhor do que a Bíblia ensina sobre o papel do governo do que o Papa", disse o pastor Robert Jeffress, de 70 anos, à Fox News, ao comentar o encontro do secretário de Estado Marco Rubio com o pontífice, ocorrido na quinta-feira (7/5).

Jeffress, pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas (Texas, EUA), apoia o presidente desde 2016, tendo atuado no seu conselho consultivo evangélico e até mesmo pregado um sermão para ele na manhã de sua posse durante o primeiro mandato do líder republicano.

A admiração que Jeffress nutre por Trump, de 79 anos, parece ser recíproca, já que o presidente chamou o pastor, notoriamente anticatólico, de "um homem maravilhoso". O pastor, que é radialista e televangelista, já declarou que a Igreja Católica uma religião "falsa".

"Eu o agradeci por ter a coragem de cumprir sua responsabilidade dada por Deus de proteger nossa nação", disse Jeffress referindo-se ao fato de ter visitado o Salão Oval da Casa Branca apenas três dias após os EUA iniciarem a guerra com o Irã, em 28 de fevereiro.

O controverso pastor já havia insinuado a ideia de "usar a força para derrubar o mal", divulgando uma declaração que dizia, em referência ao ditador da Coreia do Norte:

"Deus deu a Trump autoridade para eliminar Kim Jong-un".

"Queria esclarecer que acredito que a Bíblia, especialmente Romanos 13, dá ao presidente Trump autoridade moral para usar toda a força necessária, incluindo assassinato ou mesmo guerra, para derrubar um ditador maligno como Kim Jong-un", declarou o pastor ao apresentador à Fox em 2017.

Jeffress frequentemente se envolve em atividades políticas, especialmente em sermões e noticiários nacionais. Ele já apoiou candidatos republicanos à presidência, incluindo Trump, e discursou em convenções republicanas, embora não se identifique oficialmente como republicano. Ele também é costumeiro crítico de políticos democratas. Antes da eleição de 2012, o pastor declarou que Barack Obama estava "preparando o terreno para o futuro reinado do Anticristo". Jeffress se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e aos direitos LGBT e afirmou que os gays se envolvem em práticas "imundas" e "degradantes", e são "muito mais propensos a doenças".

Na sexta-feira (8/5), Jeffress reiterou a afirmação de que "o papel do governo é proteger os cidadãos dos malfeitores", ao mesmo tempo em que criticou o Papa Leão XIV por sua posição sobre a guerra com o Irã:

"O Papa é um bom homem, ele é sincero em sua fé, mas está sinceramente errado quando se trata do Irã."

Na disputa entre Trump e Leão XIV — boa parte dela, unilateral — o chefe da Casa Branca afirmou que o Pontífice estava "colocando muitos católicos em perigo" por não se pronunciar sobre a guerra no Irã e chamando, na rede Truth Social, o chefe da Igreja Católica de "fraco no combate ao crime e péssimo para a política externa".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governadora eleita nos EUA defende que Christa Pike seja executada em cadeira elétrica Homem morre após dançar 'Stayin’ Alive' quando comemorava aniversário de 97 anos Vídeo: homens trocam empurrões, socos e pontapés durante mergulho nas Maldivas Idoso de 97 anos morre após dançar 'Stayin' Alive' durante a própria festa de aniversário