Declarações de assessor de Trump são 'estúpidas' e 'sem sentido', diz Coreia do Norte

Publicado em 20/04/2019, às 19h38
-

Folhapress

Na segunda crítica a uma alta autoridade americana em menos de uma semana, o regime norte-coreano classificou neste sábado (20) como "estúpidas" e "sem sentido" as declarações do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, sobre a paralisia nas negociações nucleares entre os dois países.   

LEIA TAMBÉM

Na quinta (18), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, já tinha sido chamado de "insensato" por Pyongyang, que reivindicou seu afastamento das negociações e pediu que Washington fosse representado por alguém mais maduro.

A declaração foi dada horas após a Coreia do Norte anunciar que tinha realizado seu primeiro teste de armas desde que as negociações nucleares foram interrompidas.

As divergências entre Pyongyang e Washington aumentaram desde a cúpula que o ditador Kim Jong-un e o presidente Donald Trump tiveram em fevereiro no Vietnã -e que terminou sem acordo.

Em uma entrevista para a Bloomberg publicada na quarta (17), Bolton afirmou que a realização de uma terceira cúpula entre os dois líderes dependeria de "uma indicação verdadeira da Coreia do Norte de que tomou a decisão estratégica de abandonar as armas nucleares".

A afirmação irritou Pyongyang, que respondeu neste sábado através da vice-ministra de Relações Exteriores,  Choe Son-hui. "Bolton se mostrou sem sentido", afirmou ela à KCNA, a agência estatal de noticias da Coreia do Norte 

"As observações de Bolton me fazem pensar se elas surgiram da incompreensão das intenções dos dois líderes [Trump e Kim] ou se estava apenas tentando falar com certo senso de humor", disse ela. "Considerando tudo, suas palavras não tem graça e me parecem incômodas e estúpidas". 

Choe disse ainda que as declarações do americano ameaçam a continuidade das negociações. "Nada de bom vai acabar acontecendo, se esses comentários continuarem", finalizou ela. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado