Defensor da conciliação, desembargador Tutmés Airan pode ser ministro do STJ

Publicado em 30/03/2023, às 14h00

Redação

Nos meios jurídicos é considerada como muito provável a indicação do desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas, para uma das próximas vagas do Superior Tribunal de Justiça. Contribui muito para isso sua aproximação política com o

LEIA TAMBÉM

Ex-presidente do TJ alagoano, Tutmés foi secretário estadual de Justiça e Procurador do Estado, tendo sido nomeado desembargador pelo então governador Teotonio Vilela Filho, a partir de lista tríplice originária da Ordem dos Advogados do Brasil.

Segundo consta, a opção de Téo Vilela para sua nomeação teria sido para atender a um pedido do Partido dos Trabalhadores, que estava na presidência da República e, especialmente, ao ex-ministro José Dirceu, de quem Tutmés é amigo.

Ao longo de sua atividade como desembargador, Tutmés Airan tem se caracterizado por ser um defensor da conciliação como forma de abreviar os embates judiciais.

Por conta dessa atuação recebeu nesta semana, pelo TJ/AL, em Brasília, o prêmio “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça, que foi conferido na categoria Justiça Estadual, modalidade Produtividade, por obter o melhor Índice de Composição de Conflitos entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

“É um reconhecimento de um trabalho sério, dedicado, de uma equipe, com brilho no olhar, e que se envolve na tarefa de conciliar e de mediar os conflitos com muito gosto”, alega Tutmés, que comanda o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Para o desembargador, a ação de mediar conflitos é uma forma de aproximar a Justiça da população:

“É um excelente caminho para que o Poder Judiciário resgate a sua legitimidade aos olhos da população e cumpra o seu papel de pacificador dos conflitos humanos”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar