Defensor Público é eleito Presidente do Conselho da Comunidade

Publicado em 30/10/2015, às 14h17
-

Redação


O Defensor Público e Coordenador do Núcleo de Execução Penal e Acompanhamento de Prisões Provisórias da Defensoria Pública do Estado, João Maurício de Rocha Mendonça, foi eleito Presidente do Conselho da Comunidade no âmbito do sistema prisional. Ele exercerá o cargo durante o biênio 2015/2017.

O Conselho da Comunidade é um órgão auxiliar da Vara de Execuções Criminais previsto na Lei de Execuções Penais (arts. 80 a 81), que tem como funções fiscalizar o cumprimento das penas e as condições prisionais, em sintonia com a Vara de Execuções e órgãos responsáveis pelos serviços penitenciários do Estado, articular recursos, lutar pela preservação de direitos dos presos, pela ressocialialização e representar a comunidade na execução da política penal e penitenciária.

A composição do Conselho é formada por um membro da Defensoria Pública, um representante da associação comercial ou industrial, um advogado indicado pela Secção local da Ordem dos Advogados do Brasil e uma assistente social escolhida pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais.

Suas atribuições são: visitar os estabelecimentos penais existentes na Comarca; diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para a melhor assistência ao preso ou internado; dar assistência ao reeducando e à sua família; estimular a readaptação social dos sentenciados; buscar a integração do Poder Judiciário e do Ministério Público das comarcas que não possuem estabelecimentos penais.

Para o defensor “o Conselho deve aproximar a sociedade e os privados de liberdade, para que ela auxilie na reinserção social do preso, promovendo um cumprimento de pena de forma mais digna e humana. É a sociedade participando da execução penal”.



Fonte: Ascom Defensoria Pública do Estado


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer