Defensoria cobra Braskem por desvalorização de 22 mil imóveis em Maceió

Publicado em 11/07/2025, às 14h46
- Reprodução

João Arthur Sampaio

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas entrou com uma nova ação na Justiça contra a Braskem. Desta vez, por conta da desvalorização de, pelo menos, 22 mil imóveis em sete bairros afetados pelo afundamento do solo, causado pela mineração de sal-gema. Entre os locais citados estão Farol, Pinheiro, Bom Parto, Gruta de Lourdes, Pitanguinha, Bebedouro e Levada, mas outros também podem ser atingidos.

LEIA TAMBÉM

O número de imóveis foi baseado na planta imobiliária da Prefeitura de Maceió. Ao TNH1, o defensor público Ricardo Melro explicou que o valor estimado da causa deve ultrapassar R$ 3 bilhões, mas o valor exato só deve ser confirmado na liquidação da sentença, caso seja procedente.

Com base no Código de Mineração, a ação pede a condenação genérica da petroquímica, para que a empresa seja obrigada a indenizar os moradores pela diferença entre o valor atual de seus imóveis e o que valeriam caso a tragédia provocada pela mineração não tivesse ocorrido. Segundo Melro, existem estudos que apontam perdas de até 60%.

“Além do dano patrimonial, a ação também trata do dano moral sofrido pelas vítimas. Estudos técnicos do UNOPS, organismo da ONU, mostram que os moradores convivem com ansiedade e sofrimento emocional constante. Muitos veem seus imóveis rachando e perdendo valor dia após dia. Outros, mesmo sem rachaduras visíveis, mas com a angústia da dilapidação do valor da casa, vivem sob o peso da incerteza”, explicou Melro.

O defensor detalhou ainda que a definição do valor devido a cada vítima será feita em fase de liquidação de sentença, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

CRECI confirma desvalorização

O Conselho Regional de Fiscalização da Profissão de Corretor de Imóveis de Alagoas (CRECI-AL) confirmou oficialmente a “desvalorização significativa”. Além disso, a própria Defensoria apresentou diversas avaliações técnicas individualizadas que comprovam a queda real dos valores de mercado.

O que diz a Braskem

O TNH1 entrou em contato com a Braskem que, por meio da assessoria de comunicação, informou não ter conhecimento dos termos da ação e que se manifestará nos autos oportunamente, quando citada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro