Defensoria Pública da União envia recomendação à Caixa para 'garantir direitos' de moradores do Pinheiro

Publicado em 04/02/2019, às 19h05
Arquivo/Portal TNH1 -

Assessoria

A Defensoria Pública da União (DPU) em Maceió (AL) enviou recomendação à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Alagoas a fim de garantir os direitos dos moradores do bairro do Pinheiro, que têm sofrido com o surgimento de rachaduras de origem desconhecida nos imóveis. A Prefeitura de Maceió e o Governo Federal já chegaram a decretar situação de emergência.

LEIA TAMBÉM

Segundo o defensor público federal Diego Bruno Martins Alves, que enviou a recomendação, nas áreas de alto, médio e baixo risco há diversos imóveis que foram adquiridos por meio de contratos de mútuo, ora vigentes, firmados entre os moradores e a Caixa Econômica Federal. Lembrou, também, que os contratos habitacionais oriundos do Sistema Financeiro Habitacional obrigatoriamente exigem o firmamento de contrato de seguro, para garantir, dentre outros, proteção contra riscos físicos e externos, e que cabe à Caixa intermediar a abertura do procedimento sobre o respectivo sinistro.

Na recomendação enviada à empresa, a DPU pede que, no prazo de 30 dias, a Caixa convoque todos os mutuários cujos imóveis se localizem em situação de risco no bairro do Pinheiro para informá-los sobre o direito de utilização do seguro, alertando-os sobre o prazo anual e termo inicial da prescrição. Requer ainda que, a partir da interdição declarada pela Defesa Civil e da desocupação do imóvel pelos mutuários, a Caixa abstenha-se de adotar medidas de cobrança extrajudicial e judicial decorrentes da inadimplência de parcelas do contrato de mútuo.

Por fim, a DPU pede que, no prazo de 30 dias, a empresa dê publicidade, por meio de plataformas oficiais, ao direito de todos os cidadãos afetados pelo problema ambiental ocorrido no bairro Pinheiro de realizarem o saque administrativo do FGTS e do PIS/PASEP.

Leia a íntegra da recomendação

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer