Defensoria Pública recomenda que água e luz não sejam cortadas durante pandemia de coronavírus

Publicado em 19/03/2020, às 12h34
Foto: Feepik -

TNH1 com assessoria

O defensor público do Núcleo dos Direitos Coletivos e Humanos, Isaac Vinícius Costa Souto, recomendou, nesta quinta-feira, (19), à Equatorial Energia e à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não interrompam o fornecimento de água e energia dos cidadãos alagoanos, enquanto durar o estado de pandemia decorrente do Corovonavírus (COVID – 19), e que sejam buscados meios menos prejudiciais para efetuar as cobranças das unidades inadimplentes.

LEIA TAMBÉM

“Em virtude da necessidade de adoção de medidas preventivas, como o isolamento e implantação de teletrabalho, bem como a suspensão de aulas e atividades de lazer - indicadas pelos Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para evitar a propagação do Coronavírus - a necessidade de energia elétrica para o armazenamento de alimentos e medicamentos, e de água para higienização tendem a aumentar. Ao mesmo tempo, provavelmente, haverá redução de renda de pessoas autônomas e profissionais liberais durante o período de isolamento, fatos que podem contribuir para a inadimplência temporária do consumidor”, explica.

No pedido, no qual fica estabelecido prazo de cinco dias para resposta, o defensor público ressalta que é direito do consumidor a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral (art. 6º, X, da Lei n. 8.078/90) e que prestadores de serviços devem adotar medidas para proteção à saúde e segurança dos usuários (art. 5º, VIII, da Lei n. 13.460/2017).

A Defensoria Pública disse que seguirá acompanhando a situação e estuda adotar as medidas judiciais cabíveis para assegurar os direitos dos consumidores, caso seja necessário. A interrupção do fornecimento de água e energia estão entre os casos considerados urgentes para atendimento presencial nas sedes da instituição, durante o período de suspensão dos atendimentos, em prevenção ao Coronavírus.

Procuradas pelo TNH1, a Equatorial ficou de se pronunciar sobre a recomendação da Defensoria. Já a Casal informou que aguarda ser notificada oficialmente para analisar cada caso e o impacto de ordem operacional, mas destacou que é solidária às necessidades da população e que adotará todas as medidas possíveis dentro da legalidade. Leia nota na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ressalta que o abastecimento de água está garantido para a população, uma vez que seus profissionais continuam trabalhando em toda a área operacional, incluindo as estações de captação, elevatórias e de tratamento. Quanto à suspensão do corte por débito, conforme recomendação da Defensoria Pública Estadual, a Casal informa que ainda aguarda ser notificada oficialmente para analisar cada caso e o impacto de ordem operacional, mas destaca que está solidária às necessidades da população e que adotará todas as medidas possíveis dentro da legalidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar