Defesa Civil de Alagoas atualiza situação de rios e lagoas no sexto dia de chuvas

Publicado em 22/05/2025, às 07h41
Douglas Gomes, da Defesa Civil estadual - Reprodução/TV Pajuçara

Redação

A Defesa Civil estadual confirmou a estabilidade de rios e lagoas em meio às chuvas que caem em Alagoas desde o último sábado (17). O chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, capitão Douglas Gomes, disse, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, que a expectativa da redução do acumulado de água pode gerar a diminuição do nível, porém não afasta os riscos diante do solo encharcado. O estado segue de atenção.

LEIA TAMBÉM

"Os rios estabilizaram, alguns estão descendo, mas demora um pouco para descer em uma velocidade maior, pois eles estão recebendo água próximo das nascentes. E se voltar a chover, pode voltar a aumentar o nível da calha. Porém, nesse momento, é de estabilidade nas principais bacias", destacou Douglas Gomes.

Ainda segundo ele, a região da Lagoa Manguaba é a que mais sugere cuidado. "Há três dias que a lagoa não baixou, está estabilizada em 252 centímetros, e a cota de transbordamento é de 270 cm. Então em Pilar e em Marechal Deodoro, as coordenadorias municipais estão acompanhando de perto e a gente passa as informações com antecedência para eles".

"No momento não há risco de transbordamento em rios. Infelizmente alguns já transbordaram como Rio Santo Antônio, em União dos Palmares, e Rio Manguaba, em Pilar. Mas não há risco no momento", acrescentou.

O integrante da Defesa Civil de Alagoas também destacou a situação de outros rios. Veja abaixo:

"Apesar de hoje as chuvas diminuírem, intercalando com período seco, mas ainda o perigo continua pois o solo está encharcado e a água não vai cessar de forma imediata. Quem mora em área de risco e saiu de casal, não volte agora. Procura a sua coordenadoria municipal [Defesa Civil], lembrando sempre que a vida é mais importante", concluiu.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) divulgou a reclassificação do alerta máximo para estado de atenção com a previsão de redução nos volumes de chuva nas próximas horas nas regiões de Maceió, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A madrugada na capital alagoana já não registrou o grande acumulado de água como nos últimos dias, porém o início da manhã foi de chuva intensa.

 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE