Defesa Civil de Maceió inicia mapeamento em novas áreas para plano de redução de riscos; veja bairros

Publicado em 27/01/2026, às 11h22
- Ascom Defesa Civil

Ascom Defesa Civil

Ler resumo da notícia

A Defesa Civil de Maceió, em apoio ao Serviço Geológico do Brasil, iniciou mais uma etapa do mapeamento em áreas de risco para a construção do plano municipal de redução de riscos, iniciado em agosto de 2025.

LEIA TAMBÉM

A nova etapa teve início na última segunda-feira (26) e seguirá até o dia seis de fevereiro, mapeando áreas dos bairros Farol, Bom Parto, Vergel do Lago e Trapiche da Barra. As equipes mapeiam as áreas de risco, identificando quais as demandas existentes em cada local para quantificar as áreas, medir o grau de risco e propor as ações necessárias para que o risco seja eliminado.

“Estamos avançando com o mapeamento e captando dados muito importantes para que sejam propostas ações que atendam as necessidades de cada localidade”, destaca Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.

O Plano tem prazo de 24 meses para ser concluído.

O que é o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)

O PMRR é um instrumento que permitirá o diagnóstico do risco e proposição de medidas para a redução dos impactos, como obras de infraestrutura e de saneamento.

Esse trabalho é realizado com base nos guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), como o Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: Apontamentos Técnicos para Inovações Metodológicas, produzido pela equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção, da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid) do Governo Federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Artistas do Circo Kroner levam alegria e incentivam a doação de sangue no Hemoal Jardineiro cai de escada de sete metros de altura e é socorrido ferido em Maceió Maceió: cota única do IPTU 2026 com 20% de desconto vai até esta sexta-feira (30) Imagens aéreas mostram momento em que corpo de adolescente é localizado no mar da Jatiúca