Defesa Civil testa novo sistema de alerta durante simulado no próximo sábado (14)

Publicado em 11/06/2025, às 10h30
Mensagem será enviada como teste para ativar o novo sistema de alerta em Maceió - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Redação

Os aparelhos móveis que estiverem em Maceió receberão uma notificação diferente no próximo sábado (14). Em todos os smartphones dentro do território da capital e área metropolitana irá aparecer um aviso da Defesa Civil, com um sinal sonoro. É o novo sistema de alertas, o Defesa Civil Alerta.

LEIA TAMBÉM

Uma mensagem indicando risco será emitida como teste, para ativar o novo sistema que será usado durante eventos extremos de situações de riscos como chuvas fortes, inundações, e riscos de deslizamentos.

“A ação que teremos neste sábado é apenas um alerta de demonstração. Mas a partir da quarta-feira (18), utilizaremos esse novo sistema para enviar mensagens quando estivermos com riscos severos e extremos, ocasionados por fortes chuvas e/ou inundações”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

Para receber a mensagem, não há necessidade de cadastro prévio, o sistema utiliza a rede de telefonia, usando a tecnologia cell broadcast. A mensagem vem acompanhada de um aviso sonoro que suspende o conteúdo que estiver em uso no momento, aparecendo em destaque e, o som será ativado mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.

O sistema é gratuito e é uma ferramenta essencial para a segurança da população, contribuindo para a prevenção, reduzindo os impactos das chuvas e salvando vidas.

Veja como será a mensagem:

Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em Alagoas. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Concessionária de gás é autuada após obra irregular colocar motoristas e pedestres em risco Novas regras na faixa de areia: ambulantes da orla de Maceió são orientados sobre mudanças Após quase um ano, Parque Municipal de Maceió reabre a partir deste sábado (14) Maceió Previdência alerta segurados sobre tentativas de golpe usando nome do instituto