Democratas podem bloquear nome de Neil Gorsuch para a Suprema Corte dos EUA

Publicado em 03/04/2017, às 16h24
-

Redação

Os democratas do Senado têm votos suficientes para retardar o processo de confirmação de Neil Gorsuch, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Suprema Corte. Caso o quadro se confirme, isso deve gerar uma disputa sobre as regras do Senado que pode mudar a maneira como a instituição considera indicações futuras para o tribunal.

LEIA TAMBÉM

Quarenta e um senadores democratas já disseram que pretendem votar "não" nesta semana em uma moção de procedimento necessária para encerrar o debate, o que levaria a indicação de Gorsuch para uma votação final. Isso é suficiente para interromper o processo de nomeação do magistrado e deve gerar uma grande disputa entre os dois partidos. Os republicanos controlam 52 das 100 cadeiras do Senado, mas para encerrar esse debate são necessários 60 votos.

Até esta quarta-feira, três democratas já disseram que apoiariam a indicação de Gorsuch. Os republicanos têm ainda o poder de mudar as regras do Senado para eliminar a exigência de 60 votos para indicações à Suprema Corte - uma mudança de regras conhecida no Senado como a "opção nuclear".

O Comitê Judiciário do Senado deve avançar a nomeação do juiz ainda nesta segunda-feira, o que abrirá caminho para que o pleno do Senado avalie o tema. Os republicanos controlam 11 das 20 cadeiras desse comitê e os democratas detêm nove. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja