Demora na devolução de macas prejudica atendimento do Samu

Publicado em 17/08/2021, às 14h04
Grande quantidade de ambulâncias do Samu paradas no HGE chama a atenção para problema recorrente | Weliton Soares/TV Pajuçara -

Da Redação

Um problema recorrente vem prejudicando o atendimento prestado pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Trata-se da demora na devolução das macas utilizadas durante a transferência do paciente para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Nesta terça-feira (17), a reportagem da TV Pajuçara voltou a flagrar seis ambulâncias – inclusive de suporte avançado – paradas no estacionamento do HGE porque os socorristas aguardavam as macas para, só então, deixarem a unidade de saúde.

LEIA TAMBÉM

Uma técnica de enfermagem ouvida pela repórter Maria Maciel relatou, no início da tarde, que a espera já durava quase quatro horas. Com a demora na devolução do equipamento, as equipes acabam impedidas de, se acionadas, deslocar-se a outras ocorrências de urgência e emergência na capital. Também em virtude da demora, uma das equipes, inclusive, precisou ser substituída por outros profissionais, devido ao avançar da hora. 

Em nota, a assessoria de comunicação do Hospital Geral do Estado informou que a demora é consequência do grande número de pacientes politraumatizados em razão de acidentes, sobretudo os de trânsito, acrescentando que "a equipe multidisciplinar trabalha para agilizar a assistência prestada aos usuários e liberar as macas das ambulâncias do Samu".

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que, mesmo com a grande demanda de pacientes politraumatizados atendidos em razão de acidentes, sendo 70 somente de trânsito nos últimos três dias, a equipe multidisciplinar trabalha para agilizar a assistência prestada aos usuários e liberar as macas das ambulâncias do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ressalta que o HGE é uma unidade porta aberta, referência no atendimento de Média e Alta Complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados