Denúncias de abandono de idosos crescem 855% em 2023, aponta Ministério dos Direitos Humanos

Publicado em 19/06/2023, às 15h06
-

G1

O número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855% em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania obtidos com exclusividade pela GloboNews.

LEIA TAMBÉM

Entre janeiro e maio deste ano foram quase 20.000 registros de abandono. No mesmo período de 2022, foram 2.092 casos. Foi o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física. Todas as categorias registraram crescimento no número de denúncias.

Os casos de negligência --quando o responsável pelo idoso deixa de oferecer cuidados básicos, como higiene e saúde --somaram 37.441 entre janeiro e maio.

Veja os outros registros:

Abandono de idosos:



Violência física:



Violência psicológica:



Violência financeira ou material:


Segundo Alexandre da Silva, secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, a violência contra o idoso pode acontecer em qualquer lugar e o agressor pode ser qualquer pessoa, inclusive alguém da família.

"Ela [a violência] pode acontecer dentro de casa, dentro de uma instituição de longa permanência, no mercado, na loja, academia, na rua. Para cada situação você tem profissionais que vão se deslocar o mais rápido possível para fazer o acolhimento", afirmou Silva em entrevista à GloboNews.

O secretário afirmou que qualquer pessoa que observar uma violência contra uma pessoa idosa pode fazer uma denúncia anônima nos canais do ministério.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Caminhão tomba em cima de carro, e quatro homens morrem em rodovia Funai solicita apoio da PF para investigar emboscada no Pará Quem era engenheira que morreu após cirurgia de implante de silicone Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado