Denúncias de violência contra LGBTs dobram

Publicado em 28/01/2016, às 09h33
-

Redação

Durante o ano passado, o telefone do Disque 100 tocou 1.983 vezes para relatos de denúncias contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) - um aumento de 94% em relação a 2014. O número foi divulgado na quarta-feira, 27, na apresentação do balanço anual de atendimentos sobre violações de direitos humanos pelo governo.

LEIA TAMBÉM

A discriminação foi a principal reclamação (53%) dos LGBT, seguida por violência psicológica (26%), física (11%) e negligência (2%). Quase metade (47%) dos casos de homofobia e "transfobia" aconteceu em sites de redes sociais.

As vítimas são, em maioria, homens gays negros e pardos, entre 18 e 30 anos. Para buscar os responsáveis, as denúncias são encaminhadas a órgãos como centros de referência de combate à homofobia, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Até o momento, porém, apenas 7,4% dos casos tiveram respostas efetivas identificando os agressores.

"A maioria ainda está em andamento", informou a ouvidora nacional de Direitos Humanos, Irina Karla Bacci.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas