Depressão dá direito a algum benefício do INSS?

Publicado em 27/10/2020, às 09h04
-

Jornal Contábil

Todo o cidadão que se encontra temporariamente ou permanentemente incapacitado de exercer suas atividades laborais, podem requerer algum benefício do INSS, o que vai atestar se a sua doença te impede de trabalhar é a perícia médica. 

LEIA TAMBÉM

O INSS é responsável por vários benefícios previdenciários, como, auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez, entre outros.

Todos eles tem o objetivo de amparar o segurado em momentos inesperados. 

Hoje vamos falar sobre a incapacidade das pessoas que sofrem de depressão e se é possível requerer algum benefício. 

O que é Depressão? 

Esta doença é um distúrbio do humor que leva à sensação de tristeza e perda de interesse.

Esta tristeza é característica de depressão grave que acarreta a vários problemas emocionais e físicos, os quais incluem a incapacidade de dormir ou falta de concentração na execução de tarefas, alterações do apetite, níveis de energia reduzidos, entre outros.

Para tratar esta doença é necessário o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, o tratamento também requer medicamentos que agem sobre o desequilíbrio químico do cérebro, veja um exemplo: 

São vários fatores que podem desencadear a depressão, como, ambiente de trabalho, por pressões excessivas, não cumprimento de metas, etc. 

Quem sofre de depressão tem direito ao auxílio-doença?

A depressão pode afetar: Na vida social, no convívio com as pessoas, com a família e o principal, no ambiente de trabalho. 

A princípio a depressão não torna o cidadão incapaz de exercer suas atividades laborais, muitos médicos acreditam que o trabalho é uma terapia ocupacional para a mente.

Imagine a seguinte situação: Um trabalhador que sofra de depressão e esteja fazendo um acompanhamento médico e seu quadro piore e consequentemente o  mesmo encontra-se incapaz de exercer suas funções laborais por mais de 15 dias, neste caso  ele poderá requerer ao auxílio-doença. 

É preciso ter tempo de carência? 

Existem várias doenças que podem isentar a carência para requerer o benefício, mas não é o caso da depressão.

Os trabalhadores devem ter no mínimo 12 contribuições para requerer tal benefício. 

Exceto se a doença estiver em um estado muito avançado onde o segurado fique impossibilitado totalmente de exercer suas atividades laborais, neste caso pode ser possível cancelar o tempo de carência, aconselhamos a procurar a ajuda de um profissional.

Não tenho renda fixa, posso requerer o auxílio-doença?

Não é possível requerer o auxílio-doença, mas existe outro benefício que pode amparar o trabalhador neste momento, primeiramente é necessário ser comprovado por uma perícia médica que você possui alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial.

Se for comprovado a incapacidade, você terá direito ao benefício LOAS-Deficiente. 

O que é LOAS-DEFICIENTE?

Este benefício independe de contribuições à previdência social, mas a incapacidade é apurada em perícia médica do INSS, um dos requisitos é não ter renda e que a renda per capita da sua família não seja superior  ½ meio salário mínimo vigente. 

Aposentadoria por invalidez pode ser requerida para quem sofre de Depressão?

Um dos maiores transtornos de Humor é a depressão, ela afeta o desenvolvimento laboral do indivíduo, diminuindo assim a produtividade.

Aconselhamos em primeiro momento, entrar com o pedido do auxílio-doença e se a incapacidade permanecer logo será enquadrado na aposentadoria por invalidez, isto porque a aposentadoria por invalidez é muito difícil de ser concedida.

O que é analisado na perícia médica por depressão? 

Na perícia médica do INSS será atestado a sua incapacidade para exercer suas atividades  laborais, é através dela que o médico vai atestar se a sua incapacidade é  temporária ou permanente.

Conclusão 

É importante estar atento nos requisitos exigidos pelo INSS, é comum que na maioria das vezes os pedidos sejam negados por falta de contribuições ou por que o médico não considera o transtorno psíquico como um fator de incapacidade para o trabalho e é exatamente por isso que se deve provar as consequências sofridas, apresentar laudos médicos, medicações, para que seu benefício seja concedido. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego Sest Senat: Feira Emprega Transporte tem oportunidades de emprego e capacitação profissional Acúmulo de cargos públicos por professores: PEC vai a plenário Seplag anuncia segunda convocação de aprovados no concurso da Saúde