Redação
O engavetamento com sete veículos, registrado na noite do último sábado (06), na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, ganhou um novo desdobramento nesta segunda-feira (08). O deputado estadual Breno Albuquerque foi preso em flagrante após a colisão, com sinais de embriaguez e quase chegou a ser linchado pelos outros condutores.
LEIA TAMBÉM
A prisão contradiz a nota que o parlamentar havia divulgado no final de semana (leia na íntegra mais abaixo) onde negava ser o condutor do carro mas sim, um amigo da família.
Um documento que a reportagem do TNH1 teve acesso mostra o auto de prisão em flagrante em desfavor do deputado, com o despacho: "Considerando a comunicação de autuação de Breno Couto de Albuquerque Melo, deputado estadual, que detém prerrogativa de foro, redistribua-se o presente feito à instância superior". A decisão foi assinada pelo juiz José Eduardo Nobre Carlos.
Já um outro documento enviado à Justiça pela Polícia Civil consta o relato de um policial militar que atendeu a ocorrência. De acordo com ele, Breno Albuquerque "apresentava sinais evidentes de embriaguez, tais como desequilíbrio, odor etílico, fala enrolada e desordem nas vestes. Também foi relatado que os condutores dos demais veículos envolvidos se encontravam exaltados e tentaram linchar o deputado, sendo impedidos pelos militares do 4º Batalhão.
Ainda como consta no boletim de ocorrência, Breno Albuquerque, com sinais visíveis de estar embriagado ao volante, recusou o teste de etilômetro, motivo pelo qual foi lavrado o Termo Circunstanciado de Embriaguez (TCE). Ele fez uso do direito constitucional de falar apenas em juízo.
Versão contraditória
Inicialmente, Breno Albuquerque confirmou ser o dono do automóvel que causou o acidente, mas negou estar ao volante do veículo na hora do engavetamento ocorrido no bairro Farol.
A nota enviada pelo deputado disse ainda que o carro estava sob a posse do irmão dele, que não era o condutor no momento da colisão. Quem dirigia o automóvel, segundo o comunicado, era um amigo da família. O texto também ressaltou que “nenhum dos envolvidos havia ingerido bebida alcoólica”. Leia abaixo na íntegra:
A assessoria do deputado Breno Albuquerque vem esclarecer que o irmão do parlamentar esteve envolvido em um acidente na noite do último sábado (06), na avenida Fernandes Lima, em Maceió, com o veículo do parlamentar.
O veículo estava sob a posse do irmão, que não era o condutor, e sim um amigo da família.
Conforme apurado, o condutor perdeu o controle do veículo, mas felizmente não houve feridos, apenas danos materiais. O parlamentar esteve presente no local para prestar socorro ao irmão e aos demais envolvidos.
Também gostaríamos de esclarecer que nenhum dos envolvidos havia ingerido bebida alcoólica.
O deputado reafirma seu compromisso com a saúde e a segurança dos envolvidos e está prestando assistência necessária.
O incidente foi conduzido pela Polícia Militar a uma delegacia. A Secretaria de Segurança Pública deve investigar como se deram os fatos.
A defesa do deputado estadual pediu para que o trâmite do processo siga em segredo de justiça, pois segundo ela, a medida cautelar é imprescindível para a proteção aos direitos fundamentais do parlamentar, que seria vítima de excessiva exploração midiática.
Breno Albuquerque ainda não se manifestou sobre a divulgação da prisão, ficando aberto o espaço.
O que diz a Polícia Civil
A Polícia Civil informou que todos os procedimentos legais em relação ao acidente foram realizados, porém sem passar detalhes das ações. Veja a nota:
A Polícia Civil, por meio da Central de Flagrantes, coordenada pelo delegado Vinicius Ferrari, informa que foram realizados todos os procedimentos legais referentes ao acidente de trânsito, sem vítima, ocorrido na noite desse sábado (6), no bairro do Farol, em Maceió.
Após a realização de todos os procedimentos legais, a documentação relativa ao caso foi encaminhada para as esferas competentes para análises e demais providências.
LEIA MAIS