Deputado Fabio Costa é nomeado coordenador estadual da Frente Parlamentar Contra Invasões de Terra

Publicado em 23/04/2024, às 16h05
-

Assessoria

O Deputado Federal Delegado Fabio Costa foi nomeado coordenador estadual da Frente Parlamentar Mista Invasão Zero, uma iniciativa que busca combater a invasão de propriedades em todo o Brasil. Esta frente parlamentar surge como uma resposta direta às crescentes preocupações com invasões de terras, que têm se intensificado sem precedentes em várias regiões do país. 

LEIA TAMBÉM

 "Assumir a coordenação desta frente em Alagoas é um passo essencial para garantir a legalidade e a segurança das propriedades rurais. É fundamental que trabalhemos para proteger nossos agricultores e garantir que as leis sejam respeitadas, mantendo a ordem e o progresso agrícola", destacou o Deputado. 

 A Frente Parlamentar Mista Invasão Zero foi criada após os trabalhos da CPI do MST, que investigou invasões de terra e suas consequências. Com o término da comissão, notou-se um aumento nas invasões e ameaças de ocupação, levando à necessidade de medidas mais assertivas e urgentes. 

 A primeira ação da frente será solicitar um regime de urgência para a tramitação de projetos de lei atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. Estes projetos têm como foco reforçar a legislação contra as ocupações ilegais, propondo, entre outras coisas, que invasores de propriedades rurais sejam impedidos de receber benefícios sociais do governo e excluídos de listas de programas de reforma agrária.  

Adicionalmente, as propostas incluem o aumento das penas para esbulho possessório — a ocupação de um bem por meios violentos —, que é um projeto do próprio Deputado Fabio Costa, a autorização para que a polícia atue na retomada de terras invadidas sem a necessidade de uma ordem judicial prévia, buscando agilizar as respostas às invasões, e o PL 3763/23, que visa criar delegacias especializadas em conflitos agrários, fortalecendo a estrutura de segurança e resposta em áreas rurais. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC