Deputados alagoanos aprovam PEC do Orçamento Impositivo

Publicado em 24/09/2019, às 21h34
Reprodução -

Assessoria

Com 25 deputados presentes na sessão desta terça-feira, 24, o plenário da Casa votou e aprovou, em segundo turno, três Propostas de Emenda à Constituição, dentre elas PEC nº 76/2019, a que altera os artigos 176 e 177 da Constituição do Estado de Alagoas para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária aprovada pela Casa.

LEIA TAMBÉM

A proposta destina 1% oriundo da receita corrente líquida do orçamento de 2020 para as emendas parlamentares que devem ser dividido de forma igualitária para todos os deputados de forma a garantir sua aplicação por parte do Poder Executivo.

Pela PEC, metade deste percentual será destinado às ações que envolvem os serviços de saúde pública.

“A presente proposição é coerente no que tange a legislação federal, visto que foi adicionada à nossa Carta Magna a mesma que propomos, pois quando se trata de saúde pública, toda verba revertida será de extrema importância para quem mais necessita”, destacou Bruno Toledo (PROS), um dos autores da proposição.

A proposta segue para promulgação da Mesa Diretora da Casa, pois não cabe veto ou sanção governamental em emendas à Constituição.

Demais PECs aprovadas pelo plenário:

Matérias votadas em 2º turno:

- Proposta de Emenda Constitucional nº 75/2019, de autoria do deputado Bruno Toledo (PROS) e outros, que dá nova redação a alínea "b" do art. 86, ao § 8º do art. 177, e revoga os §§ 8º-a, 8º-b, 08º-c e 8º-d do art. 177, do texto da Constituição do Estado de Alagoas, retirando a matéria tributária como iniciativa privada do governador do Estado;

- Proposta de Emenda Constitucional nº 71/2018, de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), que altera o art. 244 da Constituição Estadual de Alagoas, acrescentando os parágrafos §8º e §9º, para estender aos profissionais de Saúde da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar a possibilidade de cumulação de cargo a que se refere o art. 37, inciso XVI, alínea a, b, e c da Constituição Federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado