Deputados do Pará alteram calendário e criam semana de um dia

Publicado em 15/06/2018, às 14h41

Redação


LEIA TAMBÉM

Com o início da Copa do Mundo e às vésperas do período permitido para campanhas eleitorais, deputados estaduais do Pará decidiram restringir a agenda da Assembleia Legislativa. Desde o dia 5 de junho, as sessões foram concentradas em apenas um dia da semana, as terças-feiras. Não houve, no entanto, qualquer alteração nos vencimentos dos parlamentares, cujo salário bruto é de 25,3 mil reais, segundo o portal Transparência da Assembleia, fora a verba de gabinete de 40,8 mil reais.

Autores da proposta, os deputados Sidney Rosa (PSB) e Soldado Tércio Nogueira (PROS), vão concorrer nas eleições. Rosa é pré-candidato ao Senado e Nogueira vai disputar a reeleição. A medida foi tomada por meio de acordo de líderes, com apoio de todas as bancadas. Nenhum dos 41 deputados da Casa protestou.

O novo “expediente” já está em vigor. Nesta semana, as votações foram feitas em apenas uma sessão, na terça-feira. Na quarta, já não houve atividade. A próxima sessão só acontece na terça que vem. Nos outros dias, os deputados estarão livres para deixarem Belém e viajarem para o interior do estado na fase de pré-campanha. Oficialmente a campanha eleitoral só pode começar em julho, após as convenções partidárias.

O novo sistema deve ser mantido nos próximos quatro meses, ou seja, até as eleições de outubro. A justificativa é que parte dos deputados vai disputar as eleições deste ano e precisa de tempo para fazer o corpo a corpo com os eleitores.

Em nota, o deputado Sidney Rosa disse que a ideia “é fazer uma sessão às terças-feiras pela manhã e outra à tarde prolongando até a noite.” Segundo ele, a proposta não prejudica o andamento da Assembleia e permite que os deputados realizem seus trabalhos “fora da Casa”.

O presidente da Casa, Márcio Miranda (DEM), concorre ao governo do Pará com apoio do atual governador Simão Jatene (PSDB). A pré-candidatura foi lançada na quarta-feira passada. Durante a semana, Miranda tem viajado para ao interior do Pará. Nesta quinta-feira, 14, estava no município de Viseu, nordeste do Estado, acompanhado da assessoria de imprensa da Assembleia. O presidente nega que esteja viajando em campanha e a assessoria afirmou que ele estava cumprindo agenda de deputado.

Servidores da Casa odizem, sem se identificar, que a medida foi tomada porque “estava difícil manter o quórum de votações” já que a maioria dos parlamentares está em campanha. A solução de concentrar as votações em um único dia foi uma tentativa de fazer a Casa funcionar pelo menos uma vez por semana. Quando anunciou a decisão, Miranda garantiu que, embora com sessões apenas na terça, outros setores da Casa estariam funcionando durante a semana.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo federal decide que servidores podem escolher cálculo mais vantajoso para aposentadoria; entenda Saiba se padre Júlio pode recorrer ao papa de decisão de dom Odilo sobre redes Em presídio de Brasília, TH Joias cumpre regime diferenciado Greve nacional dos petroleiros tem novas adesões e atinge 8 refinarias; entenda