Descubra se você sofre de intolerância alimentar

Publicado em 09/11/2016, às 23h43

Redação

Intolerância alimentar é um dos problemas de saúde mais comuns que existem. Porém, pode ser camuflada, facilmente confundida com alergia alimentar ou apenas um simples mal-estar.  
Além disso, muitas vezes achamos que acontece apenas com crianças e que ela já nasce com o problema, o que é uma grande bobagem. Segundo profissionais, não há idade certa para ocorrer.
 
Isso quer dizer que você pode ter passado metade da sua vida sem intolerância a lactose, por exemplo. E agora, depois de adulta, o seu organismo já não aceita mais a substância. Saiba mais!

LEIA TAMBÉM

Alguns sinais podem ajudá-la a detectar o problema

Você passou a manhã bem. De repente, após a hora do almoço começou a sentir-se mal. Geralmente, a reação é pensar que comeu algo que não lhe fez bem, o que pode ser verdade.

Porém, sem sempre isso irá acontecer porque a comida estava estragada, vencida ou gordurosa demais. Às vezes, a causa é algum item pelo qual você tem intolerância e, provavelmente, ainda não sabe.
 
De acordo com especialistas, a intolerância alimentar ocorre, de duas a três horas após a ingestão de alguns alimentos, em organismo que não possuem enzimas capazes de absorver os açúcares ingeridos, mantendo-o retido e acumulado no estômago.

Então, provoca alguns desconfortos como cólicas, enxaqueca, urticária, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, obesidade, fadiga, inchaço pelo corpo, dores abdominais e diarreia, dentre outras reações.

Ainda, segundo nutricionistas, as principais substâncias que provocam intolerância são a lactose, galactose, glúten, crustáceos, chocolate e alimentos com conservantes e corantes em geral.
Já a dica para evitar ou diminuir o desconforto provocado pelo problema é seguir uma alimentação equilibrada, além de rever seus hábitos alimentares. Já o tratamento varia de acordo com cada paciente.
Geralmente, conta com análises de sangue e/ou testes alérgicos na pele para identificar a origem do problema. Em casos extremos, o ideal é retirar o agente causador da alimentação.

A dica de profissionais é para observar bem qual a reação do seu organismo algumas horas após as refeições. Desta forma, caso sinta algum mal estar, provavelmente você tem intolerância a determinados alimentos. Confira alguns sinais!

Constipação (prisão de ventre)

Às vezes, você nem exagerou no tamanho do prato. Porém, continua com sensação de constipação. E quando isso ocorre de nada adianta beber os dois litros d’água estipulados por dia ou consumir flocos de cereais na esperança de ajudar o bom funcionamento intestinal. Então, se você sofre com prisão de ventre constante, talvez ela esteja sendo estimulada por algum alimento inadequado para o seu organismo.

Diarreia e cólicas intestinais

Pessoas com intolerância à lactose são mais propícias a sofrerem de diarreia. Na maioria dos casos, o quadro é acompanhado de dores abdominais e, por isso, de fácil percepção. Geralmente, a pessoa começa a sentir os sintomas momentos depois de consumir leite ou seus derivados como o iogurte, por exemplo.
 
Fadiga e letargia
Embora muitos acreditem que um dos principais sinais de intolerância alimentar é afetar o estômago, nem sempre isso ocorre. Alguns alimentos, muitos deles presentes facilmente na dieta, podem afetar os índices de energia, provocando fadiga e letargia.

Inchaço e cólicas estomacais

Sintomas como desconforto e inchaço na região abdominal não devem ser deixados de lado, seguidos ou não de cólicas. Relate ao médico o problema, para que ele possa identificar o que está ocorrendo com seu organismo através de exames.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer