Desenvolvimento regional: Marx Beltrão quer Área de Livre Comércio no NE

Publicado em 20/02/2019, às 11h41
-

Assessoria

O coordenador da bancada de Alagoas em Brasília, deputado federal Marx Beltrão, protocolou nesta quarta-feira (20) um Projeto de Lei (PL) na Câmara dos Deputados que cria a Área de Livre Comércio do Nordeste. A medida objetiva incrementar o desenvolvimento regional nordestino, uma vez que a Área englobará os municípios dos nove estados da região.

LEIA TAMBÉM

“Com certeza esta é uma medida que vai, em muito, estimular nossa economia. O Nordeste abriga 27,2% da população do Brasil, mas apresenta uma participação no PIB brasileiro de apenas 14,5%. Promover o desenvolvimento da economia da região deve ser uma missão de todos. Por isso protocolei este projeto e vamos buscar conscientizar os colegas visando a sua votação e aprovação” afirmou Marx Beltrão.

Pelo PL, as mercadorias estrangeiras ou nacionais enviadas à Área de Livre Comércio do Nordeste serão, obrigatoriamente, destinadas às empresas autorizadas a operar na região. E as mercadorias estrangeiras que circularem na Área estarão livres de Imposto de Importação (II) e de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

Para obter a isenção de impostos, as mercadorias devem se destinar a iniciativas como o consumo e a venda interna na Área, à instalação e operação de atividades de turismo e serviços e à industrialização de outros produtos, por exemplo. “A isenção de impostos se converterá em mais condições de competitividade para as empresas do Nordeste, proporcionando mais circulação de riquezas, geração de empregos e desenvolvimento econômico”, afirmou Beltrão.

A proposta do parlamentar exclui dos benefícios fiscais da isenção de II e de IPI produtos como armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas e fumo e seus derivados. 

“No Brasil, já foram implantadas ou tiveram concedidas autorizações para funcionamento um total de seis Áreas de Livre Comércio. Com este número é possível afirmar que o conceito deve ser aplicado em outras regiões. E o Nordeste deve também ser beneficiado por medidas que proporcionem o seu desenvolvimento econômico e social” afirmou Marx Beltrão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado