Desligar aparelhos do modo stand-by pode fazer diferença no fim do mês

Publicado em 03/11/2025, às 09h33
Aprenda dicas importantes de como rever hábitos no dia a dia, principalmente em períodos de ausência prolongada, como viagens - Foto: Equatorial

Ascom Equatorial

O que parece um simples hábito, como deixar o micro-ondas na tomada ou o carregador de celular plugado sem uso, pode te fazer gastar mais do que imagina. Esse tipo de desperdício é conhecido como “consumo fantasma”, quando os equipamentos continuam consumindo energia mesmo estando em stand-by, ou seja, no modo de espera, apenas aguardando serem acionados. 

LEIA TAMBÉM

Pensando nisso, a Equatorial Alagoas faz um alerta importante aos alagoanos, pois muitos desses aparelhos continuam impactando o valor da conta de luz e identificar esses “vilões invisíveis”, pode representar uma economia significativa no fim do mês.

A luz vermelha ou verde que permanece acesa, é um indicativo de que o equipamento está ligado, mesmo que não esteja executando nenhuma função. E segundo especialistas, a soma de aparelhos em stand-by pode representar até 12% do valor total da conta de luz em uma residência, comércio ou empresa. 

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Distribuidora, Paulo Guimarães, chama atenção para a importância de rever esses hábitos no dia a dia, principalmente em períodos de ausência prolongada, como viagens.

“Muita gente ainda acha que deixar equipamentos ou eletrodomésticos no modo stand-by é algo inofensivo. Esse hábito, que se repete em comércios e empresas, começa dentro de casa, onde é muito comum manter aparelhos conectados à tomada mesmo sem uso. Um ponto que merece ainda mais atenção é quando as pessoas viajam e deixam a casa inteira com os equipamentos ligados na tomada, mesmo sem ninguém por perto. Além do consumo desnecessário de energia, essa prática pode representar riscos maiores, como curtos-circuitos e até incêndios”, alerta o gerente.

Confira alguns exemplos de consumo em stand-by:

Carregador de celular: mesmo sem o celular conectado, consome cerca de 0,26W. Com o celular carregado, o consumo pode chegar até 5W.

Micro-ondas: consome em média 5W só por estar na tomada.

Computador: em modo descanso, pode gastar até 21W.

Notebook: se estiver apenas com a tampa fechada, pode consumir 15W.

Cafeteira: consumo médio de 1W quando não está em uso.

Telefone sem fio: pode chegar a 3W.

TV: cerca de 3W em modo de espera.

Aparelho de som: até 5W de consumo.

Decodificador de TV por assinatura: também deve ser desligado quando não estiver em uso.

Considerando o uso dos diversos equipamentos dados como exemplo acima em modo stand by por cerca de 20 horas diárias ao longo de um mês, o consumo acumulado pode representar um desperdício de aproximadamente R$ 24,49 na conta de energia — um valor que poderia ser economizado apenas ao desligar os aparelhos da tomada.

Vale lembrar, que neste mês de novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha patamar 1, com aumento de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A medida foi necessária devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, que exige maior uso de termelétricas, mais caras. Anteriormente, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 2 e mesmo com a essa redução, é fundamental manter atenção ao consumo de energia adotando práticas de economia que podem evitar surpresas na conta de luz.

Dicas para reduzir o consumo fantasma:

- Desligue equipamentos da tomada quando não estiverem em uso.

- Use filtros de linha com botão liga/desliga para controlar vários aparelhos ao mesmo tempo.

- Prefira produtos com o selo Procel de eficiência energética.

- Evite deixar carregadores plugados o tempo todo.

- Antes de sair para viajar, revise todos os cômodos e desconecte os equipamentos que não precisarão estar ligados durante sua ausência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com atuação do Governo de Alagoas, Maceió tem a maior redução no preço da cesta básica entre as capitais nordestinas Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro Salário mínimo 2026 definido: saiba agora quanto você vai receber Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia