Deslizamento causado por forte chuva na Colômbia deixa mais de 100 mortos

Publicado em 01/04/2017, às 15h02

Redação

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que pelo menos 112 pessoas morreram e 300 ficaram feridas depois que chuvas intensas atingiram a cidade de Mocoa, a 350 mil quilômetros da fronteira da Colômbia com o Equador. 

LEIA TAMBÉM

A forte chuva provocou uma avalanche de água e lama, transbordando os rios. Segundo sobreviventes, os prédios tremeram e a tragédia ocorreu durante a madrugada, assim poucas pessoas conseguiram fugir. 
Santos chegou à região neste sábado e alertou que o número de vítimas pode aumentar, a medida que a busca por sobreviventes continua. 

A emergência começou perto das 23H30 locais de sexta-feira (01H30 de Brasília de sábado), pelo transbordamento dos rios Mocoa, Mulato e Sangoyaco. "À noite, choveu 130 milímetros, comumente em um mês aqui chove 400 milímetros. O que quer dizer isso, que 30% da chuva de um mês ocorreu nesta noite, e isso precipitou uma crescente cheia de vários rios [...] e isso causou uma avalanche", declarou Santos.

Segundo o diretor-geral de Emergências da Cruz Vermelha colombiana, César Urueña, há 188 feridos, 22 deles com traumatismo craniencefálico severo, e cerca de 200 pessoas estão desaparecidas.

O afluente do rio se misturou com a terra e "materiais" das ruas, como resíduos e lixo, e provocou o desastre, apontou Urueña.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja