Deslizamento de barreira causa cinco mortes em Recife

Publicado em 24/12/2019, às 10h19
Folha de PE -

Folha de PE

Pelo menos cinco pessoas morreram na madrugada desta terça-feira (24), em decorrência de um deslizamento de barreira no Córrego do Morcego, mais precisamente na Rua Bela Vista, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife. Três pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento na UPA de Nova Descoberta e no Hospital da Restauração (HR). Outras duas mulheres estão soterradas no local. Cerca de 20 bombeiros estão no local realizando às buscas. Todos os envolvidos são da mesma família. 

LEIA TAMBÉM

O deslizamento se deu por volta das 2h da madrugada. Viaturas e corpo de bombeiros seguem no local com operação de resgate. Ainda não foi determinada a causa do acidente. Moradores apontam que um cano que estourou da Companhia Urbana de Saneamento (Compesa) pode ter provocado o deslizamento. A companhia confirma a infiltração causada por um vazamento mas a origem do cano está sendo investigada. 

No último sábado, Rafael Bani,  presidente da associação de moradores de Dois Unidos,  disse que tinha passado na semana anterior pelo local do ocorrido e viu que a barreira até o momento, não apresentava nenhum tipo de sinal de encharcamento ou vazamento de água.

Em nota, a Compesa declara que interrompeu imediatamente o abastecimento da localidade ao tomar conhecimento da infiltração. “A Compesa informa que, por volta das 3h da madrugada desta terça, foi acionada a prontidão por conta de um vazamento, no bairro de Dois Unidos, Recife. Imediatamente o sistema que abastece a localidade foi desligado. No momento, a Companhia em conjunto com a Defesa Civil está no local para apurar as causas e saber o que de fato motivou o acidente. Antecipadamente, a Compesa lamenta o ocorrido e se solidariza com as famílias que estão recebendo toda a assistência das equipes sociais da Companhia.”

Erivaldo Barbosa, parente das vítimas,  mora em frente a barreira, e denuncia que a mesma já tinha deslizado em anos anteriores, por causa do rompimento do cano. Da última vez, duas casas foram ao chão.

Em pronunciamento oficial, a Prefeitura do Recife declarou que os órgãos necessários já foram mobilizados e que a assistência necessária está sendo prestada. “A Prefeitura do Recife informa que, desde a madrugada desta terca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e Emlurb, está prestando todo o apoio à Compesa para que seja garantida assistência aos familiares das vítimas e moradores da área onde aconteceu o acidente em Dois Unidos. O Samu, a Defesa Civil e a Emlurb também estão prestando apoio ao Corpo de Bombeiros no resgate e atendimento no local. A Prefeitura se solidariza com os parentes das vítimas e com toda comunidade.”

Estão confirmados pelo Corpo de Bombeiros os óbitos de:

Daffyne Kauane Alves, de 9 anos: neta de Lucimar
Emanuel Henrique de França, de 25 anos: marido de Érica e pai de Érick
Érica Virgínia, de 19 anos: esposa de Emanuel e mãe de Érick
Érick Junior, de 2 meses: filho do casal
Lucimar Alves, de 50 anos: avó de Daffyne
Daffyne Kauane Alves, de 9 anos: neta de Lucimar

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP