Desobediência: fiscalização de decreto fecha 15 estabelecimentos em Maceió

Publicado em 28/03/2020, às 15h54
Foto: Cortesia / Semscs -

Secom Maceió

A Força Tarefa Integrada realizou o sétimo dia de atuação na capital alagoana nesta sexta-feira (27).  A fiscalização percorre, diariamente das 8h às 22h, as ruas da cidade para evitar que estejam funcionando os estabelecimentos não autorizados pelos decretos dos governos estadual e municipal e, dessa forma, reduzir a circulação de pessoas nas ruas e a transmissão do coronavírus. Os decretos atendem o que orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) e mantém os serviços considerados essenciais em funcionamento.

LEIA TAMBÉM

Participam da força tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Resultados do dia

Nesta sexta-feira (27), o disque-denúncia recebeu sete chamados. As regiões vistoriadas pelas rondas foram: Poço, Mangabeiras, Farol, Cambona, Dique Estrada, Vergel, orlas lagunar e marítima, Trapiche e Bebedouro.

As ocorrências registradas pela fiscalização estiveram relacionadas a estabelecimentos como lava-a-jato, estamparia, lan house, salão de beleza, lanchonetes, e serralharia. Além de lojas de confecções, de peças de fogão, de calçados, de móveis usados e até de celular. Os fiscais também encontraram um grupo de adolescentes jogando futvôlei numa praça da Ponta Grossa; após orientação,  o grupo recolheu a rede e se retirou.

Alguns restaurantes e lanchonetes, que deveriam estar funcionando apenas como delivery, mas mantinham portões abertos, foram orientados a fechar as portas, pois os pedidos devem ser feitos por telefone ou plataformas digitais, como sites ou aplicativos. “Dessa forma,  a entrega é feita onde o cliente solicita, mas o cliente não pode ir fazer o pedido ou buscar”, explica o secretário-adjunto municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

Os ambulantes flagrados em desacordo aos decretos guardaram seus materiais e produtos, atendendo às orientações dos fiscais. Foram fechados quinze estabelecimentos, cujos proprietários insistiram na desobediência. “Sabemos que é um momento difícil, mas até segunda ordem, esta diminuição não somente da aglomeração, mas também da circulação de pessoas nas ruas – aliada aos bons hábitos de higiene – são algumas das principais formas de diminuir a proliferação da Covid 19”, esclarece o secretário.

Denúncia

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês