Detran e Governo Federal firmam convênio para fiscalização do transporte escolar

Publicado em 27/09/2017, às 10h28

Redação

De forma pioneira no Brasil, o Governo de Alagoas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), firmou junto ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, a instrução normativa de serviço que irá fiscalizar o transporte escolar no Estado. A assinatura do termo aconteceu durante o I Simpósio de transparência, legislação e trânsito, nesta terça-feira (26), no auditório do Hotel Jatiúca, com a presença do Governador Renan Filho.

LEIA TAMBÉM

 A instrução normativa possui, como principal intuito, organizar e disciplinar o transporte escolar em Alagoas, considerando a necessidade de garantir aos usuários desses veículos melhores condições de conforto e segurança no trânsito.

 De acordo com o diretor-presidente do órgão, Antonio Carlos Gouveia, essa fiscalização garante com que as crianças e adolescentes da rede pública que necessitam desse meio de locomoção para estudar estejam seguras no trajeto de casa até o seu local de ensino.

"A partir desse convênio com o Ministério da Transparência, vamos poder fiscalizar efetivamente o transporte escolar. Coibindo com que as irregularidades aconteçam, exigindo a devida categoria na habilitação e o bom funcionamento dos veículos com os equipamentos necessários", ressaltou o diretor.

 Em sua fala, o ministro da Transparência, Wagner de Campos, parabenizou o Departamento de Trânsito pela atuação em Alagoas e esclareceu que, a partir deste termo, o Detran/AL poderá realizar vistorias semestrais nos transportes escolares.

 "O Brasil inteiro possui uma deficiência muito grande relacionada ao transporte escolar. Verificamos os principais problemas e agora é hora de solucionarmos. O Detran de Alagoas servirá de projeto piloto para todo o país, como um Estado preocupado em fiscalizar o transporte escolar, garantindo mais segurança aos estudantes", concluiu o ministro.

 Simpósio

 Promovido pela chefia de Educação e Formação de Condutores da autarquia, o evento reuniu autoridades de órgãos fiscalizadores e técnicos especialistas em trânsito e transporte do país, além de estudantes e profissionais da aérea.

 A programação completa do simpósio contou com três mesas redondas que debateram temas referentes ao transporte escolar, aprimoramento na formação de condutores e às exigências necessárias para segurança do trânsito.

 Participaram das discussões representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério da Transparência, Controladoria Regional da União, Ministério Público Estadual (MPE/AL), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública, Tribunal de Contas da União (TCU), Departamento Nacional de Trânsito e (Denatran) Seguradora Líder.

 Também estiveram presentes no evento integrantes da Associação Nacional dos Detrans (AND), do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (FOCCO), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Instituto MOBIH, Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), INMETRO e SEST-SENAT.

 O simpósio da também foi marcado pela entrega do 1º e 2º lugar dos vencedores do prêmio “Desafio Super Prático”, promovido em alusão à Semana Nacional do Trânsito (SNT), que consiste em um jogo digital que traz uma série de desafios de trânsito que devem ser completados sem cometer infrações.

 O jogo aborda, de forma prática e teórica, legislação, comportamento no trânsito como motorista e motociclista, noções de primeiros socorros, e manobras como baliza e garagem. Dessa forma, o jogador pode testar suas habilidades e conhecimentos sobre o trânsito.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer