Dia das Crianças: confira levantamento de preços de presentes no comércio

Publicado em 05/10/2015, às 21h06
-

Redação

(Crédito: Agência Alagoas)

Presentear as crianças, neste ano, pode sair um pouco mais caro. A constatação é da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que, entre os dias 21 e 25 de setembro, por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), realizou coletas de preços dos produtos mais procurados no período que antecede o Dia das Crianças. A análise foi feita em comparação aos mesmos produtos e período do ano passado. 

Conforme o levantamento, os brinquedos são os itens mais demandados, seguidos por produtos de vestuário e calçados. O supervisor de estudos e análises da Seplag, Gilvan Sinésio, explica que alguns produtos também tiveram reduções. 

“As bonecas, por exemplo, por conta dos custos de fabricação e da alta do dólar, tiveram um acréscimo de 7,84% em seus preços. Por outro lado, produtos como laptops e bolas tiveram reduções de 6,92% e 6,68%, respectivamente”, disse. 

Para verificar a pesquisa completa, acesse o site Alagoas em Dados e Informações clicando aqui.

Ainda segundo a pesquisa, o grupo de vestuário apresentou um aumento em quase todos os itens, com destaque para as calças femininas (7,48%) e masculinas (6,61%). O item boné, no entanto, variou negativamente em 0,33%. 

Já em relação aos itens que compõem o grupo de calçados, é possível observar uma elevação em todos. Os sapatos masculinos, por exemplo, tiveram alta de 10,16%, seguido das sandálias femininas, com 5,14%. 

Em geral, a data é a quarta ocasião mais importante para o comércio durante o ano, mas, em 2015, devido à crise econômica que o país está enfrentando, as expectativas do comércio para a ocasião estão menos otimistas. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que a data deva registrar o pior resultado dos últimos 12 anos, com uma queda real de 2,8% nas vendas. 

“No momento, estamos inseridos em um panorama de instabilidade econômica. Deste modo, é preciso que os consumidores tenham cautela nos gastos, evitando o uso do cartão de crédito e do cheque especial. O importante é que os pais procurem fazer pesquisas de preços. Muitas vezes, os lojistas acabam realizando promoções interessantes”, finaliza Sinésio. 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina Codefat aprova calendário do abono salarial de 2025; veja quando será o pagamento Calendário do PIS/Pasep 2026 é aprovado; veja quando começa a ser pago Procon Alagoas realiza pesquisa de preços de Natal; confira