Ascom Procon
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) divulgou nesta segunda-feira (2), pesquisa de preços visando o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. O intuito do levantamento – feito nos dias 25 e 26 – é orientar os pais dos pequenos na hora da aquisição dos itens infantis, além de dar dicas para uma compra mais consciente e segura.
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O estudo foi realizado nas principais lojas do centro comercial e shoppings da capital e analisou o preço de artigos infantis, como bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos. O valor dos itens varia entre R$2,99 e R$499,99. Em alguns casos, também foram pesquisados aparelhos celulares e até produtos de maior valor, exigindo um pouco mais de atenção dos pais na hora das escolhas.
Para o diretor presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, é essencial que o consumidor tenha acesso a essa pesquisa, pois ajuda a prevenir fraudes e orienta acerca de melhores preços. “Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse.
Ele ressalta que a pesquisa prévia por parte dos pais também é importante para evitar gastos desnecessários, assim como a exigência da nota fiscal para caso o produto apresente algum defeito, o consumidor tenha como reivindicar seus direitos. A forma de pagamento antes de efetuar a aquisição de um produto ou serviço também deve ser considerada. Em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento. “Caso opte pelo pagamento parcelado, fique atento aos juros do cartão”.
Política de troca de produtos - Compra física: nas compras realizadas presencialmente, os estabelecimentos só são obrigados a realizar a troca do produto se o item apresentar algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca.
Compra online: o consumidor pode desistir em até 7 dias, a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto. Não é obrigatório justificar o motivo do arrependimento. Compras online, por telefone e em domicílio se encaixam nessa regra.
A pesquisa está disponível aqui.
O Procon lembra que dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens de texto pelo WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento para outros serviços, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
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