Dia do Idoso: cerca de 421 mil eleitores alagoanos têm acima de 60 anos

Publicado em 26/02/2024, às 18h34
Tomaz Silva/Agência Brasil -

Ascom TRE-AL

Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, comemora-se o Dia do Idoso. Um dos desafios da Justiça Eleitoral, este ano, é manter no jogo da democracia aquelas pessoas para quem o voto já deixou de ser uma obrigação, é facultativo. Em Alagoas, 177.713 eleitores alagoanos possuem mais de 70 anos (não são obrigados a votar) e 244.139 possuem entre 60 e 69 anos (voto é obrigatório), totalizando 421.852 eleitores e eleitoras com mais de 60 anos.

LEIA TAMBÉM

“Estes eleitores mais maduros representam, pra Justiça Eleitoral, o voto da experiência, daqueles que viveram a transformação do processo de votação, participaram do voto com cédulas e a chegada das urnas eletrônicas. Eles são a vivência mais autêntica de todo o processo democrático e queremos que eles incentivem os eleitores mais jovens a iniciar uma participação mais efetiva nas eleições”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Klever Rêgo Loureiro.

Nos próximos meses, o TRE de Alagoas iniciará uma série de atividades para incentivar a participação dos eleitores maduros nas eleições municipais deste ano, incluindo palestras em instituições e campanhas nas redes sociais. O objetivo desta mobilização é expandir o conhecimento desse público para garantir mais autonomia e segurança no exercício do seu direito ao voto. 

Ainda segundo o presidente do TRE, muitos eleitores idosos ainda têm dúvidas sobre auxílio no dia da votação, e como muitos desconhecem que podem entrar acompanhados de alguém de confiança, inclusive na cabina de votação, quando possuem alguma dificuldade de mobilidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Eleitores de Alagoas vão poder ser atendidos em qualquer Zona Eleitoral do Estado Disputa para o Senado: Renan Calheiros vence em 5 cenários, mas perde para JHC Renan Filho lidera cenários para governo de Alagoas, mas tem empate técnico com JHC Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero e mantém vereadores em Craíbas