Dia do Índio: mais de 300 casos de Covid foram notificados em AL entre a população indígena

Publicado em 19/04/2021, às 11h38
Reprodução/Prefeitura de Manaus -

Redação TNH1

O Dia do Índio é celebrado neste 19 de abril no Brasil. A data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro na história e cultura. Porém a pandemia está impondo uma triste realidade aos povos tradicionais.

LEIA TAMBÉM

Dados colhidos pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, indicam 303 casos e oito óbitos entre os indígenas, em decorrência da Covid-19. Desses óbitos, constam que quatro eram mulheres e quatro homens, com faixa etária entre 30 e 80 anos.

A pandemia agravou a vulnerabilidade dos povos indígenas, e trouxe uma dura realidade aos 11 povos indígenas que vivem em Alagoas. Estão entre as etnias mais afetadas no estado; Xucuru-Cariri, localizado em Palmeira dos Índios, com 93 contaminações e dois óbitos; Wassu, em Colônia Leopoldina, com 83 casos e uma morte; Kariri-Xocó, em São Brás, com 52 contágios e dois óbitos contabilizados.

A Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib) aponta para uma subnotificação de casos nos dados oficiais e, por causa disso, vem realizando um levantamento independente sobre o indígenas contaminados. Diferentes fontes  têm sido utilizadas nesse esforço. Além da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), o comitê tem analisado dados das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e do Ministério Público Federal.

Segundo os dados atualizados nesta segunda-feira (19), o Brasil apresenta 52.494 casos, 1.039 mortes e o total de 163 povos afetados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro