Dilma tem vitória e Picciani continua líder do PMDB

Publicado em 17/02/2016, às 18h02

Redação

O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) derrotou o colega Hugo Motta (PMDB-PB) por 37 votos a 30, nesta quarta-feira (17), e foi reconduzido à liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. Dois deputados votaram em branco e outros dois não compareceram para votar.

LEIA TAMBÉM

A vitória de Picciani representa mais uma derrota ao presidente da casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tentava emplacar o deputado Hugo Motta (PMDB-PB).

Ao mesmo tempo, representa uma vitória para a presidente Dilma Rousseff, uma vez que Picciani é aliado do Palácio do Planalto.

Mais cedo nesta quarta, Eduardo Cunha havia sofrido outro revés, quando o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos de Araújo (PSD-BA), anunciou que o órgão entraria com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do primeiro vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), aliado de Cunha.

Maranhão havia obrigado o Conselho a retroceder na análise do processo de afastamento do presidente da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

Cunha é acusado de mentir em comissão da Casa, quando negou que tinha contas na Suíça, posteriormente descobertas.  

A disputa entre os candidatos de Dilma e de Cunha estava tão acirrada que a bancada do PMDB ganhou quatro reforços, incluindo do ministro da Saúde, Marcelo Castro, exonerado na manhã de hoje para poder reassumir seu mandato de deputado e votar no candidato do Planalto, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), na eleição da liderança do partido.

Além dele, dois secretários do governo Pezão, eleitores de Picciani, foram exonerados para poder votar: Marco Antônio Cabral, secretário de Esportes, e Pedro Paulo, secretário de Coordenação de Governo do Rio de Janeiro. Um quarto deputado passou a integrar a bancada, desta vez de forma definitiva.

Uma decisão de Michel Temer aprovou a posse de Átila Nunes (RJ), que havia sido barrada por Eduardo Cunha por ele exercer o mandato de vereador no Rio. 

<video id="inner-ad-video-tag"></video>

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado