Redação
Caso você acompanhe os robôs da Boston Dynamics com certo temor do que o futuro nos reserva, saiba que a Disney também parece reservar certa autoria em nossos pesadelos distópicos. A companhia vem desenvolvendo robôs autônomos-dublês que conseguem fazer acrobacias no ar com dedicada elegância. O site TechCrunch é quem reporta a história.
LEIA TAMBÉM
Mas para que tipo de destino ou propósito a Disney criaria robôs autônomos humanoides, você pode se perguntar. Em entrevista ao TechCrunch, Tony Dohi, gerente de P&D da divisão Imagineer da Disney, explica que trata-se de uma forma de nivelar as expectativas que o público se acostumou a ver nos cinemas ou na TV. Afinal, ver super-heróis saltando e voando imprimem um novo imaginário coletivo e a barra de expectativas para os parques da Disney também sobe.
“Sejam eles personagens do Star Wars, ou personagens da Pixar, ou personagens da Marvel ou nossos próprios personagens de animação, eles estão fazendo todas essas coisas que são muito, muito ativas. E assim, isso torna a expectativa que nossos visitantes do parque têm de que nossos personagens estão fazendo todas essas coisas na tela - mas quando se trata de nossas atrações, o que nossos animatronics estão fazendo? Percebemos que temos uma espécie de desconexão aqui", disse Dohi ao site.
A Disney criou uma nova divisão chamada Stuntronics (no inglês, Stunt significa dublê) que assumiu a tarefa de construir um robô tendo essa vocação em mente. Há décadas a Disney já desenvolve o que chama de animatronics, que são personagens eletrônicos com habilidades animadas e de áudio para entreter a audiência.
A última versão do robô apresentada pela companhia já possui uma forma humana que consegue se segurar em uma corda, fazer poses heroicas e ainda se autocorrigir enquanto se lança no ar e ainda pousar de forma precisa. O robô conta com acelerômetros e giroscópios, além de outros sensores a laser.
Vale dizer que a Disney tem progredido rápido em seu projeto para habitar seus parques com robôs-heróis. Isso porque era apenas maio deste ano quando a empresa exibiu o predecessor Stickman. Um pequeno robô que não era nada além de alguns sensores, articulações e ferro.
LEIA MAIS