Disney vai perder exclusividade sobre 1º Mickey Mouse; entenda

Publicado em 07/07/2022, às 07h54
Foto: Reprodução/Youtube/Walt Disney Animation Studios -

g1

O Mickey Mouse, personagem símbolo da Disney, vai entrar em domínio público a partir de 2024. De acordo com a legislação de propriedade intelectual americana, trabalhos artísticos e personagens deixam de ser exclusivos depois de 95 anos de sua concepção.

LEIA TAMBÉM

Com isso, The Walt Disney Company vai perder a exclusividade sobre o ratinho mais famoso dos Estados Unidos e não poderá impedir que outras empresas e artistas usem o desenho.

Criado em 1928, Mickey apareceu pela primeira vez curta-metragem "Steamboat Willie", chamado de "O Vapor de Willie" no Brasil, em branco e preto. Foi primeiro desenho animado a sincronizar os sons da música e dos efeitos sonoros com os movimentos do personagem, que deram origem a cenas mais famosas do cinema e da televisão.

Um especialista ouvido pelo jornal "The Guardian", Daniel Mayeda, explica a reprodução, no entanto, terá restrições. Se Mickey for usado em um produto de forma que o público relacione diretamente com a Disney ou que confunda o público, a empresa pode entrar com um processo alegando violação da marca comercial registrada, a Disney.

Além disso, apenas a primeira versão do personagem, de nariz pontudo e cauda longa, poderá ser reproduzida. A Disney ainda detém os direitos autorais de todas as transformações e versões, tanto físicas quanto psicológicas do Mickey, até completarem 95 anos.

No início do ano, o Ursinho Pooh, ou Ursinho Puff, criado em 1926, entrou em domínio público. Ele já foi usado em um comercial com Ryan Raynolds e recentemente foi anunciado o filme de terror "Winnie-The-Pooh: Blood and Honey", com o personagem.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto