Dívida do Governo Geral sobe para 79% do PIB em novembro

Publicado em 30/12/2025, às 13h00
Em outubro, estava em 78,4%, informa Banco Central - Foto: Agência Brasil

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

A dívida bruta do Governo Geral subiu para 79% do Produto Interno Bruto (PIB) em novembro. Em outubro, ela estava em 78,4%, informou nesta terça-feira (30) o Banco Central (BC).

LEIA TAMBÉM

O Governo Geral é constituído pelos governos federal, estaduais e municipais, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

“Essa elevação decorreu, sobretudo, dos juros nominais apropriados (0,7 p.p.), das emissões líquidas de dívida (0,4 p.p.) e da variação do PIB nominal (-0,4 p.p.)”, detalhou a autoridade monetária.

A dívida líquida do setor público alcançou 65,2% do PIB em novembro, resultado que representa alta de 0,5 pontos percentuaios (p.p.), tendo como referência o PIB no mês.

“Esse resultado refletiu os impactos dos juros nominais apropriados (0,7 p.p.), da valorização cambial de 0,9% no mês (0,1 p.p.), do déficit primário (0,1 p.p.), do efeito da variação do PIB nominal (-0,4 p.p.), e dos demais ajustes da dívida externa líquida (-0,1 p.p.)”, justificou o Banco Central.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo devolve R$ 2,8 bilhões a aposentados por descontos indevidos Receita paga lote residual de restituição do IRPF de dezembro de 2025 Adultos que moram com os pais sem pagar aluguel não serão notificados pela Receita em 2026 Correios prevê fechar mil agências e 15 mil demissões voluntárias