Doença é inspiração da nova função do iPhone

Publicado em 06/07/2016, às 12h20

Redação


LEIA TAMBÉM

Em junho de 2009, a Apple já havia dado a volta por cima e reconquistado o glamour de décadas passadas. Seus produtos ganhavam rapidamente mercado e a marca tornava-se cada vez mais forte. O arquiteto da mudança foi o então CEO Steve Jobs, que havia sido reconduzido ao cargo em 1997, após ter sido demitido em 1985. Jobs morreu em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático. Mas em 2009, o executivo viveu uma saga para conseguir doador de fígado.

Em janeiro daquele ano, Jobs pediu afastamento para tratar da saúde. Ele havia aparecido bem mais magro em um evento e especulações sobre sua saúde começavam a afetar as ações da empresa em bolsa. O executivo vinha de uma luta contra um tumor do tipo neuroendócrino de pâncreas e os acionistas temiam uma falta de planos de sua substituição. Sabia-se que Jobs precisava de um transplante de fígado para evitar proliferação da doença.

Espera que não se esquece
A fila de transplante de fígado nos Estados Unidos não é diferente da maioria dos países. Cerca de 120 mil americanos pela mesma saga de Jobs em conseguir um doador, algo angustiante. No livro Becoming Steve Jobs, (Tornando-se Steve Jobs na tradução livre) os jornalistas norte-americanos Brent Schlender e Rick Tetzeli, descrevem que o atual CEO da empresa, Tim Cook, chegou a oferecer parte de seu órgão para o transplante.Oferta recusada por Jobs, mas que mostra – além da proximidade dos dois – o ponto dramático que chegava a situação.

Em junho de 2009, Jobs foi submetido à cirurgia e recebeu um fígado novo. Mas essa angustiante espera não saiu da cabeça de Tim Cook. Em uma entrevista à Associated Press, o CEO da Apple disse que o novo iPhone a ser lançado trará um botão para doação de órgãos nativo na atualização do sistema operacional iOS 10.

A funcionalidade foi integrada na aplicação Health e permitirá aos utilizadores tornarem-se dadores, sem burocracia. Cook confidenciou que a funcionalidade foi inspirada em Steve Jobs e na sua espera por um transplante de fígado em 2009. “Assistir tudo aquilo, vê-lo todos os dias, naquela espera e sem saber quando – foi algo que ficou comigo e deixou impressões que eu nunca vou esquecer”, disse Cook,

A aposta em aplicações e funcionalidades relacionadas com a área da saúde tem sido frequente por parte da Apple. Para muitos, esse ramo novo para as empresas de tecnologia é visivelmente o futuro dos relógios e pulseiras inteligentes, assim como outros wearables.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades