Dor na coluna ou nas costas: qual médico devo procurar?

Publicado em 04/04/2023, às 08h17
Pexels -

Viva Bem/UOL

As dores nas costas são responsáveis por afastar anualmente milhares de pessoas do trabalho. Na presença de alguma dor na coluna ou nas costas, qual o médico mais indicado para procurar?

LEIA TAMBÉM

Em mais de 90% dos casos, as dores na coluna costumam desaparecer em poucos dias e estão relacionadas à má postura, ao sedentarismo, à má execução de exercícios e às muitas horas de trabalho na mesma posição. Mas nem sempre é assim.

De modo geral, o ortopedista especialista em coluna é quem trata os quadros relacionados à região. Mas, diante de uma crise inesperada, um ortopedista geral do pronto-socorro também está capacitado a prescrever medicações a fim de aliviar rapidamente a dor e fazer uma primeira avaliação no paciente para confirmar se realmente se trata de um problema de coluna.

A dor nas costas pode surgir por causas relacionadas com a parte ortopédica ou mesmo a problemas de outras naturezas, como pedra nos rins. Por este motivo, a automedicação não é aconselhada.

Como saber que médico procurar para dor nas costas?

Durante a avaliação clínica, o médico deve levantar informações que ajudarão a confirmar se é uma questão musculoesquelética, para encaminhar o paciente ao ortopedista de coluna ou para um profissional de outra especialidade. Os dados investigados são:

Exames para investigar dor nas costas

Com essas informações em mãos, serão solicitados exames para ajudar a definir o diagnóstico:

Outros médicos que também tratam as dores na coluna

Caso o tratamento com o ortopedista especialista em coluna vertebral não tenha sucesso, o médico pode orientar o paciente a buscar outros profissionais, possibilitando uma atuação multidisciplinar para a resolução do problema. Afinal, até mesmo a depressão e doenças autoimunes podem causar as dores nas costas.

Outros profissionais que podem ser envolvidos nesses casos são:

Além de medicamentos de uso oral, injetável ou infiltrações para analgesia e eliminar uma possível inflamação, também poderão ser prescritas sessões de fisioterapia, RPG (reeducação postural global) e quiropraxia para ajudar a reequilibrar as estruturas musculoesqueléticas, além de acupuntura como parte do tratamento para aliviar a dor. Em alguns casos mais graves, a cirurgia também pode ser indicada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório Entenda como funciona o Hospital da Cidade e sua importância na rede pública de saúde de Maceió