Duas más notícias para a Braskem

Publicado em 04/02/2026, às 10h00

Flávio Gomes de Barros

O plano da Petrobras para a Braskem, anunciado no final do ano passado, até que deu esperanças ao mercado na reestruturação da petroquímica uma janela relevante de recuperação dos fundamentos da companhia.

LEIA TAMBÉM

“No dia 15 de dezembro, a gestora IG4, do empresário Paulo Mattos, fechou um acordo com os credores da Novonor (ex-Odebrecht) para assumir as ações da Braskem e se tornar o controlador da petroquímica, ao lado da Petrobras, que seguirá como sócia relevante e co-controladora”, explica Rikardy Tooge, da newsletter “InvestNews”. 

O sentimento com a operação unindo a Petrobras e o fundo IG4 era de diminuição do risco de crédito e de tornar menos custosa a rolagem de passivos da empresa.

Entretanto, o cenário de esperança se modifica bastante com a decisão do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica de se aprofundar mais na análise do acordo que pode levar a gestora IG4 ao controle da Braskem – que encerrou o último trimestre com cerca de US$ 7 bilhões de dívida líquida. 

Outra situação desinteressante para a petroquímica foi a divulgação de um vídeo por moradores dos Flexais, localidade afetada pelo desastre ambiental que afeta vários bairros de Maceió causado pela exploração de sal-gema pela mineradora, denunciando o desmatamento do mangue às margens da Lagoa Mundaú, por parte das empresas que prestam serviço à Braskem em Bebedouro.

As imagens ganharam grande repercussão através das redes sociais nesse início de semana.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Análise: "O Supremo e o Código de Ética" Alfredo Gaspar pede quebra de sigilos bancário e fiscal de filho de Lula Um caso típico de desrespeito à cidadania O protagonismo de Alagoas na política nacional