Dupla oferecia micos-leões no WhatsApp e é denunciada no Rio

Publicado em 19/11/2025, às 08h15
- Divulgação

Redação

Ler resumo da notícia

Dois homens flagrados há uma semana transportando dois micos-leões-dourados dentro de meias foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro pelos crimes de receptação e maus-tratos contra animais.

LEIA TAMBÉM

Segundo a denúncia, os micos-leões estavam aparentemente dopados. O flagrante ocorreu no centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Os dois suspeitos estavam em uma motocicleta e esperavam o comprador dos animais, de acordo com informações da Polícia Civil do Rio.

A denúncia foi feita pela 1ª Promotoria de Justiça junto às Varas Criminais de São João de Meriti, após investigação realizada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Um dos homens é suspeito de anunciar a venda de animais silvestres em um grupo de mensagens no WhatsApp e em feiras clandestinas.

A promotoria pediu à Justiça que a dupla seja condenada também ao pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos ambientais e morais coletivos.

Os micos-leões-dourados estão ameaçados de extinção e fazem parte há 40 anos de um projeto de conservação que envolve organizações nacionais e internacionais.

Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), esse trabalho fez com que a população silvestre da espécie aumentasse de cerca de 200 para 4.800 indivíduos atualmente.

Cento e cinquenta zoológicos, no Brasil e no exterior, participam do projeto de conservação para promover a diversidade genética da espécie.

Nos últimos anos, dois casos de tráfico internacional de micos-leões-dourados chamaram a atenção de ambientalistas.

Em um deles, em agosto de 2023, sete animais foram resgatados por autoridades no Suriname e repatriados pelo governo brasileiro.

Em outro caso, 20 micos eram transportados dentro de um veleiro, em condições precárias, até o Togo, na costa ocidental da África. Três morreram e 17 foram resgatados pelo governo brasileiro.

Nesse tipo de caso, os animais vão para um período de quarentena em locais especializados, recebem acompanhamento veterinário e passam por um processo de readaptação ao ambiente natural.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado Dona de carro que ‘andou sozinho’ na garagem e derrubou portão decide vender o veículo: "Com espírito e tudo" Família encontra mais de 50 escorpiões em casa no interior de SP Polícia investiga golpe de 'perito do amor' que movimentou ao menos R$ 150 mil