Durante o carnaval, testes rápidos para HIV e sífilis estarão disponíveis

Publicado em 02/03/2019, às 19h36
Folião deve usar camisinha durante as relações sexuais | Carla Cleto/Agência Alagoas -

Agência Alagoas

O período das festas de carnaval é tradicionalmente marcado por uma ocorrência maior de práticas e comportamentos de risco, como o sexo sem proteção e uso de drogas injetáveis. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) alerta sobre a importância da prevenção e da realização dos testes rápidos para sífilis e HIV.

LEIA TAMBÉM

Em Maceió, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Helvio Auto funcionarão normalmente durante o carnaval e estão aptos a realizar os testes rápidos. “Durante semanas normais, os testes podem ser realizados na atenção básica nas unidades do Programa Saúde da Família”, explicou a responsável técnica do setor de combate às infecções sexualmente transmissíveis, Sheila Cristina.

Para a detecção dos vírus responsáveis pelas doenças é necessário esperar uma janela de 30 dias. “Porém, a realização do teste rápido é importante mesmo que o comportamento de risco tenha sido anterior a esse período. Ele vai observar se o paciente já estava infectado além da unidade realizar uma entrevista sobre os cuidados e providências que devem ser tomadas em caso de resultado positivo”, destacou Sheila.

Prevenção

De forma preventiva, a Sesau assegurou a entrega de um milhão e quatrocentos mil preservativos às secretarias municipais de Saúde em todo o Estado, que serão distribuídos durante o carnaval. “Locais que tradicionalmente recebem mais foliões, como a Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e Paripueira, receberão uma quantidade reforçada de preservativos, além de pontos estratégicos na orla de Maceió e shoppings na capital e Arapiraca”, destacou Sheila.

A assessora lembrou que a prevenção ainda é a melhor maneira para assegurar segurança e bem-estar a todos. “O carnaval é uma época de alegria e as pessoas não devem deixar que um impulso crie consequências para a vida inteira. Não esqueçam usem sempre camisinha”, reforçou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro