É dia de feira: três décadas da banca da dona Marta

Publicado em 23/08/2017, às 08h03

Redação

“O trabalho da gente é isso aqui. Eu amo vender na feira!”, afirma dona Marta Sebastiana Siqueira de Araújo, que há 30 anos comercializa frutas e legumes no Benedito Bentes. Ela faz parte dos milhares de feirantes que têm muito o que comemorar no próximo dia 25 de agosto, o Dia do Feirante.

A história de toda a família está ligada à feira instalada no Benedito Bentes. O marido e conhecidos, que estavam fora do mercado de trabalho, se juntaram para fazer uma feira no local. Eles passaram na antiga Companhia de Habitação Popular de Alagoas (Cohab) para oficializar o comércio.

LEIA TAMBÉM

“Não tinha nada aqui no conjunto. Na época, eles disseram que feira de conjunto não prestava. Mas estavam todos desempregados. E eu, que trabalhava numa farmácia, deixei o trabalho para vir trabalhar com meu marido”, explica a feirante.

Durante as três décadas de comércio, eles criaram as duas filhas, hoje com formação profissional devido ao dinheiro da feira. “Começamos de baixo e ainda hoje estamos aqui. Devagarzinho, esperando algo ainda melhor. Aqui eu faço de tudo, só não faço dormir. Minhas filhas perguntam: ‘onde a senhora está?’, e eu digo que estou na minha segunda casa”, conta dona Marta Sebastiana.

Após 17 anos da sua inauguração, datada em 1987, o Mercado do Benedito Bentes passou a ser administrado pela Prefeitura de Maceió, que autorizou e organizou a feira livre de frutas e verduras na área externa, construída na década de 90. É lá onde a banca da dona Marta Sebastiana comercializa. “Só saio daqui quando for para uma viagem sem volta. E se eu achar alguém que me ajude a montar uma feira lá em cima, ainda continuo vendendo no céu”, brinca.

Sob administração da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o Mercado e a feira funcionam de segunda a quinta-feira, das 5h às 16h, e sextas, sábados e domingos, das 5h às 13h.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer