É falso que hospital privado de Maceió venda doses de vacinas contra a Covid-19

Publicado em 02/03/2021, às 15h06
Reprodução Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Circula no WhatsApp uma imagem, de origem desconhecida, com informações sobre a suposta venda de vacinas contra a Covid-19 no Hospital Veredas, localizado em Maceió. A mensagem é falsa e foi desmentida pela própria unidade privada.

LEIA TAMBÉM

Amplamente compartilhada em grupos de WhatsApp, a mensagem fake diz: “Prezados clientes, é com enorme satisfação que anunciamos o início dos agendamentos para vacinação particular contra a Covid-19. Somente 110 vagas por dia! Agende agora seu horário”.

O conteúdo falso ainda traz possíveis valores das vacinas: R$ 225,00 a Coronovac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e R$ 295,00 a Pfizer, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech.

Em nota, o Hospital Veredas afirma que a mensagem é falsa e tenta veicular o nome do Hospital "de maneira criminosa":

"Alertamos que os nossos canais de informação são de conhecimento público e somente por meio deles nos comunicamos. Em razão disto, alertamos a sociedade para que fique atenta e procure checar a origem das mensagens que chegam com propósitos inconfessáveis", menciona a nota assinada pelo chefe de gabinete da direção do hospital, Marcos Pedrosa.

Ainda segundo o hospital, as providências junto às autoridades da Segurança Pública, em âmbito estadual e federal, estão sendo tomadas.

Vale ressaltar que a venda de imunizantes contra o novo coronavírus não foi autorizada no Brasil e só deve ser liberada para comercialização após atendimento de parte do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em nota, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina reiterou que não há, até o presente momento, nenhuma marca de vacina sendo comercializada no Brasil pelas clínicas privadas. Confira a nota na íntegra.

Compra de vacinas pelo Estado

Há uma semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Estados e Municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a Covid-19. No dia seguinte, quarta-feira (24), o governador Renan Filho afirmou que, se houver imunizantes à venda, o Governo de Alagoas vai adquiri-los com recursos próprios e que já há orçamento provisionado para este fim.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui  para enviar agora.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês